28 de outubro é o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação acontece no próximo dia 28 de outubro, às 19h30min, com entrada franca, nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Em Porto Alegre a Mostra Oficial será exibida no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Há ainda diversas programações especiais em todas as cidades participantes – só no RS serão 26 municípios diferentes – durante toda a semana comemorativa.

Além das mostras oficiais de curtas-metragens de animação – uma Nacional e outra Internacional – contaremos neste ano com uma Mostra Infantil e 3 mostras especiais: uma para deficientes auditivos, uma para deficientes visuais adultos e outra para crianças deficientes visuais. Estas duas últimas, dotadas de audiodescrição, poderão ser acompanhadas também por portadores de Síndrome de Down e Autismo, pois esse recurso facilita o entendimento e a percepção sobre as obras exibidas.

“Para nós, uma comemoração como o Dia Internacional da Animação é a oportunidade de conseguirmos unir o Brasil e ponta a ponta, sem fronteiras, o que muito nos comove e nos honra”, afirma a gaúcha Lu Druzina, coordenadora nacional do evento. E ela complementa: “participam desde cidades com 3 mil habitantes até os grandes centros, todas com a mesma programação. Esta união é a alma do DIA, saber que todos fazem parte dessa rede”.

Através de projeções de filmes, oficinas, exposições e demonstrações de técnicas, o público vai poder conferir o que foi produzido no gênero no Brasil e no exterior. Em Porto Alegre a agenda começa no dia 25 de outubro, no Instituto NT de Cinema e Cultura, com a exibição gratuita durante toda a semana (até o dia 29/10), sempre ao meio-dia, de seleções de curtas animados nacionais e internacionais de 2009 e de 2010.


DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
O Dia Internacional da Animação surgiu em razão da data em que Emile Reynaud, em 1892 e três anos antes do cinematógrafo ser apresentado pelos irmãos Lumiere, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, exibindo ao público imagens animadas. Realizada simultaneamente nos 26 estados brasileiros e em 30 países no mundo, é o maior evento do gênero a ser realizado no País e que há nove anos acontece em nível mundial. O Dia Internacional da Animação tem como objetivo proporcionar que o maior número possível de espectadores tenha contato com o cinema de animação, sejam produções realizadas no Brasil e no mundo. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA, filiada à Associação Internacional de Animação – ASIFA, e seus membros espalhados por todo o Brasil. O patrocínio é do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura e da Petrobras, e com a parceria da Associação Internacional de Animação – ASIFA.


SERVIÇO:
Atividades em Porto Alegre
Dia Internacional da Animação
28 de outubro de 2010
Porto Alegre – RS – Brasil
www.diadanimacao.com.br

Comentários