Plugados na Internet chega perto de um terço do planeta

É impressionante a força da internet. Cada vez mais gente está plugada e interligada. Maior prova disso é a notícia de hoje na imprensa, de que o número de usuários da internet passará a marca de dois bilhões neste ano, e vai se aproximar de um terço da população mundial (estimada em 6,9 bilhões de pessoas), apontou relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Segundo a agência da ONU, nos últimos cinco anos, o número de internautas dobrou. Só em 2010 serão 226 milhões de novos usuários, sendo que 162 milhões estarão nos países em desenvolvimento, onde o crescimento agora é mais elevado. Apesar disso, 71% da população dos países desenvolvidos estará on-line até o final do ano, ante 21% da população dos países em desenvolvimento (veja ao lado a comparação por continente).

A UIT afirmou que é essencial para os países em desenvolvimento ampliar a oferta de conexões de alta velocidade. Para a agência, a banda larga pode gerar empregos, alavancar o crescimento e a produtividade e dar base à competitividade econômica em longo prazo. O acesso à internet nas escolas e empresas é essencial para os países em desenvolvimento, onde apenas 13,5% da população tem internet em casa, ante 65% nos países desenvolvidos.

Comentários