"127 Horas", o novo filme de David Boyle

Ainda sem data para chegar ao Brasil, 127 Horas, o próximo filme do diretor Danny Boyle (o mesmo de Cova Rasa, Transpoitting, Extermínio, Quem Quer Ser Um Milionário?), já circula na rede com seu primeiro trailer. O vídeo com cortes rápidos e montagem dinâmica dá a impressão de um filme agitadíssimo, mas pode não ser extamente assim. O longa conta a história real do alpinista Aron Ralston, vivido pelo ator James Franco (Homem-Aranha, Milk), que, em maio de 2003, durante uma escalada no Estado de Utah, nos EUA, teve seu braço preso embaixo de uma rocha por cinco dias - daí as 127 horas do título. Para sobreviver, ele cortou seu próprio braço.

Durante a exibição da produção no Festival de Toronto, três pessoas desmaiaram e outras passaram muito mal por causa da forte cena de amputação. O cineasta mostra detalhadamente como o montanhista quebra o braço com uma pedra, corta a carne com uma faca e depois os tendões com um alicate. John H. Fort, crítico da revista TheWrap, comentou que testemunhou três pessoas desmaiarem e uma ter convulsão na premiere do filme no festival. "Não se engane, as cenas de Aron Ralston tirando o próprio braço para se libertar depois de uma queda estão entre os mais realistas já colocadas num filme, e não é aconselhavel para pessoas com problemas cardíacos", revelou.

"Você pode ver claramente as pessoas em estado de choque, lutando para permanecer em seus assentos, trabalhando para superar a intensidade do que estava acontecendo na frente deles. A sequência em nenhum momento é gratuita, apenas muito realista... o negócio é que tinha muita gente ali que não poderia ter visto isso", acrescentou. O próprio Ralston admitiu que foi difícil ver a recriação da cena por Boyle no cinema. "A experiência da nojenta cena da remoção do braço foi, tipo, 'Ah, eu não acredito que estamos vendo isso', eu estava desesperado para sair dali".

Boyle manteve boa parte da equipe da sua mais recente produção, "Quem quer ser...", como o roteirista Simon Beaufoy e o compositor A.R. Rahman que faz a trilha sonora, além da produção, que fica por conta de Christian Colson. 127 Hours estreia em 5 de novembro nos EUA, mas no Brasil ainda não há previsão. O cartaz, acima e à direita, mostra as montanhas, mas não há como não lembrar dois seios gigantes prensando o protagonista...

Veja o trailer:

Comentários