A crítica de "Red - Aposentados e Perigosos"

Segue a crítica de RED, Aposentados e Perigosos, que está em cartaz nos cinemas, elaborada pelo colega Patrick Buzzacaro, da equipe do Cena de Cinema. Eu também gostei muito do filme. Eu e o Patrick defendemos muito a produção no programa especial que fizemos na Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 30 de outubro, uma semana antes da estreia. O novo longa de Bruce Willis, com grande elenco, tem todos os ingredientes descritos pelo Patrick logo abaixo e é diversão garantida. E engana quem acompanha só os primeiros minutos de filme. Leiam o artigo e vão ao cinema!

Fazia tempo que não assistia a um filme simpático e divertido, sem muitas bizarrices ou bobagens açucaradas, com um elenco de primeira e que se mostra muito à vontade, numa adaptação de uma série de quadrinhos um pouco mais violenta do que é mostrada na tela. Estou falando de "RED - Aposentados e Perigosos", novo longa estrelado por, entre outros, Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich e Helen Mirren. Apesar de apenas duas horas, o roteiro consegue entregar o plot principal da mini-série que lhe deu origem: uma pequena conspiração (mote comum do escritor Warren Ellis, autor do gibi) envolvendo alguns agentes da CIA (central de inteligência Americana) aposentados, um representante da nova geração da agência destacado para caçá-los e alguns terroristas contratados para matá-los.

Com um início meio tedioso, o filme só ganha atenção após uns 10 minutos e a seqüência da cozinha de Frank Mosses (Willis), que desencadeará um pequeno tour pelo país para direcionar a trama do filme.
De edição competente, o roteiro leve agrada a homens e mulheres, com piadas sobre relacionamentos e graças a química do grupo. Mary-Louise Parker (do seriado "Weeds" e "Tomates Verdes Fritos") é o par romântico e dama em apuros na vida de Frank, enquanto Karl Urban é o agente destacado para resolver o caso. Aqui cabe um comentário - e, por favor, os puristas que não me apedrejem na rua: a impressão que tenho ao assistir Urban atuando neste filme, seja pelas roupas, pelo corte de cabelo ou pelos trejeitos, é que ele lembra muito Brad Pitt, e creio que desta vez foi intencional, mas é só um palpite...

Para provar que a maldição do Oscar não existe, Helen Mirren ("A Rainha"), após deslizar no sofrível "A Lenda do Tesouro Perdido 2" e se recuperar em "Intrigas de Estado", demonstra vitalidade e muito bom humor como Victoria, a atiradora de elite do bando. Sua atuação é tão perfeita que chega ser cômico assistir alguém com tanta classe carregando rifles e metralhadoras com se fossem flores! Ainda teremos mais de Helen aparecendo em breve na refilmagem de "Arthur, o Milionário Sedutor", com Russel Brand, noivo de Katy Perry.

John Malkovich é um ótimo ator, que já fez todos os tipos de personagens, mas desta vez traz um que certamente ficará na memória dos espectadores. Seu "Marvin" totalmente paranóico e ao mesmo tempo infantil é o contraponto dos demais, divertindo sempre que abre a boca e arregala os olhos a procura de "bandidos". Em uma aparição surpreendente, temos Ernest Borgnine, veterano do cinema da velha guarda de faroestes e de clássicos como "Marty" e "A Um Passo da Eternidade", em uma ponta muito bacana, além de Brian Cox (muito bom!, de "X-Men" e "Zodíaco"), Richard Dreyfuss (atualmente em cartaz em "Piranha" e de clássicos como "Tubarão", aqui mais gordo, velho e canastrão) e ainda Julian MacMahon (da série Nip/Tuck).

Apesar do modismo em lançar sequências para tudo, ainda mais tratando-se de adaptações de quadrinhos, esse é um filme que não precisa manchar sua reputação, mesmo que a bilheteria proporcione tal investimento, pois nem sempre o raio cai duas vezes no mesmo lugar, e para esses aposentados, essa última vez foi mais do que o suficiente! A direção é de Robert Schwentke, o mesmo de "Te Amarei para Sempre" (2009) e "Plano de Vôo" (2005).

Observação: R.E.D. - Retired Extremely Dangerous (aposentado extremamente perigoso)

Comentários