Noite de festa no Prêmio Press

Saí de alma lavada do Prêmio Press, ocorrido ontem à noite em Porto Alegre, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre. Como sempre, a cerimônia organizada pela revista Press há mais de dez anos, que já virou "o Oscar da Imprensa Gaúcha", é um momento de reencontrar amigos, colegas de diferentes redações, ex-companheiros de diferentes emissoras, que trocam abraços e lembranças de outros tempos ereencontram-se efusivamente. É realmente um momento emocionante, coroado de premiação que torna tudo mais especial ainda. Neste ano o organizador, o jornalista gaúcho Júlio Ribeiro, homenageou o conterrâneo Alexandre Garcia e escolheu como mestre de cerimônias o deputado federal e jornalista Ibsen Pinheiro, o que causou grande supresa (positiva) na platéia. Ele substituiu João Carlos Machado Filho, que vinha sendo o apresentador do evento mas que neste ano, por estar concorrendo, Machadinho, como é mais conhecido, saiu do posto. Ibsen conduziu com maestria e divertiu a todos na medida certa, com o texto mordaz e inteligente do Júlio Ribeiro.

Além de encontrar amigos e reencontrar parceiros, minha "lavação de alma" do primeiro parágrafo se deve ao fato de que o Grupo Bandeirantes de Comunicação tenha levado cinco prêmios, entre as quinze categorias que concorria. Éramos a emissora que mais finalistas tínhamos, entre jornalistas e programas: um total de 21, escolhidas por mais de 196 mil indicações pelo voto popular e profissional. Depois da triagem do voto das lideranças do júri da Press, a noite foi para conhecer os vencedores, como a Nathália Fruet, a melhor repórter de rádio do ano, que foi o primeiro troféu da cerimônia, e a primeira a subir no palco. A jovem e talentosa jornalista, que veio de Caxias do Sul para trabalhar na BandNews FM há cerca de três anos, já tinha ganho na mesma categoria no ano passado, porém empatada com outro profissional. Eu disse pra ela na redação que tínhamos que fazer campanha para ela ganhar de novo - e sozinha. E não deu outra. E abracei-a, ao descer do palco, e lembrei-a da minha previsão.

O apresentador do RS Acontece, telejornal das 7h30 da manhã na Band TV, o jornalista Sérgio Stock, ganhou o prêmio de melhor apresentador de televisão. Ele foi um dos novos reforços no cast da Band dos últimos anos. Caroline Pierosan, jovem talento da serra, foi considerada a melhor repórter do interior, ela que responde pela cobertura da Band na região de Caxias do Sul. E o melhor programa de rádio do ano foi escolhido o BandNews Porto Alegre Primeira Edição, apresentado de segunda a sexta pelos jornalistas Felipe Vieira e Diego Casagrande, há quase 6 anos, às nove da manhã. A equipe da emissora fez a festa e o produtor Matheus Schuch subiu no palco representando toda o time de retaguarda. Tudo isso me fez sair de alma leve....

Mas no final da noite, o prêmio máximo: o de jornalista do ano, que mais uma vez, foi da Band. No ano passado, Felipe Vieira. Neste ano, Oziris Marins. Merecidamente. Um cara que tem notícia correndo pelas veias. Vive a redação pelos poros. Chacoalha a Band de cima a baixo com jeito ansioso de ser, que parece que está sempre pronto para entrar no ar ou para narrar uma catátrofe. Crises é a sua especialidade. Adora uma, inclusive. Descrever um teatro de operações, passar essa emoção pelo rádio, mobilizar a equipe e sensibilizar o ouvinte é seu talento. Convivemos na faculdade, ele era o foca da nossa turma. Pegava carona comigo em meu Fusca caramelo para a Zona Sul e ia falando, narrando, comentando, anunciando músicas, dando a hora certa e a temperatura, acompanhando o rádio ligado. Já sabia o que queria. Uma peça. Depois, na RBS, em 1990, me substituiu na produção quando fui pra reportagem. Foi o cara certo no lugar certo. Sou grato a ele o resto da vida, pois se ele não aparecesse eu estaria mofando na produção até hoje. Eu queria microfone. Depois fomos para caminhos diferentes. Emissoras diferentes, rotinas diferentes. Hoje, eu estou na área de gestão, e ele microfone. E com certeza, ele, merecidamente, é o jornalista do ano. 

Outra alegria da noite: o Fernando Albrecht ganhou pela sexta vez, em onze anos, o prêmio Press de melhor colunista de jornal. Ele é um dos integrantes do Jornal Gente, programa da Rádio Bandeirantes, de segunda a sexta, às 7h30 da manhã, portanto não deixo de saborear também um pouco deste prêmio com o Jornal do Comércio. Seria talvez o nosso sexto troféu. Aliás, está de parabéns o JC pois ganhou em todas as categorias em que concorria: além de colunista, ganhou repórter (Guilherme Kolling) e fotógrafo (João Mattos).

Para completar, minha companhia da noite foi minha mãe, Glacy, que completa 80 anos no próximo dia 6 de dezembro. Lúcida, cheia de energia e com muita vontade de viver e conviver, me ligou à tarde e perguntou se eu ia no Press e se eu podia levá-la. Queria conhecer ao vivo as pessoas que ela ouvia todos os dias no rádio. Ouvinte assídua, conhece tudo e a todos. Escuta várias emisssoras. Não é fiel. Não é de ninguém. Conhece todos os movimentos. Uma simpatia. Fez sucesso. Beijou e foi beijada. Já de cara foi saudada pelo Milton Cardoso, apresentador da Band. Depois conheceu o Luiz Carlos Rech e o Ruy Carlos Ostermann. Apresentei o prefeito José Fortunati. Conheceu os bonitões da TV, como o André Haar - que também levou a mãe! Da Band, ela já era conhecida de muitos, Felipe Vieira, Oziris Marins, Leonardo Meneghetti, Lúcia Mattos, Guilherme Baumhardt. Mas queria conhecer "a tal da Nathália Fruet". Enfim, a dona Glacy foi uma sensação no evento. Larguei-a em casa mais de onze da noite, com um beijo, e ela agradeceu. "Me diverti muito" - disse.

E eu? Eu, eu sou um dos cinco melhores jornalistas de web do ano, cara!!!             

Confira a relação dos premiados:        

Repórter de Rádio do Ano - Nathália Fruet (Band AM 640 - Band News 99,3)
Repórter de Televisão do Ano - Giovani Grizotti (RBS TV)
Repórter de Jornal/Revista do Ano - Guilherme Kolling (Jornal do Comércio)
Colunista de Jornal/Revista do Ano – Troféu Senac-RS - Fernando Albrecht (Jornal do Comércio)
Comentarista de Televisão do Ano - Luiz Carlos Reche (TV Record)
Comentarista de Rádio do Ano – Troféu Ruy Carlos Ostermann - Nando Gross (Rádio Gaúcha)
Apresentador de Televisão do Ano - Nesta categoria houve empate, sendo dois os vencedores:
- Rosane Marchetti (RBS TV) - Sergio Stock (Band TV)
Apresentador de Rádio do Ano - André Machado (Rádio Gaúcha)
Jornalista de Web do Ano - José Luiz Prévidi (www.previdi.com.br)
Repórter Fotográfico do Ano - João Mattos (Jornal do Comércio)
Locutor/Apresentador de Notícias do Ano – Troféu Milton Jung - André Haar (TV Record)
Jornalista Destaque do Interior - Caroline Pierosan (Band TV/Caxias do Sul)
Melhor Programa de Rádio do Ano - Band News – 1a. edição (Band News)
Melhor Programa de TV do Ano - Jornal do Almoço (RBS TV)
Jornalista do Ano – Troféu Nestlé - Oziris Marins (Band AM)

Comentários