Band lança o Jornal Metro em Porto Alegre

Começa a ser distribuído nas ruas de Porto Alegre, cedinho desta quarta-feira, o primeiro jornal diário de notícias da capital gaúcha gratuito. Criado em 1995 na Suécia, o Metro, impresso em papel diferenciado e tinta especial, que não suja as mãos, chegou no Brasil em 2007 através do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que já lançou o jornal em diversas cidades como São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Nesta quarta-feira histórica para os gaúchos, 26 de outubro, o Metro chega em Porto Alegre operado pela Band RS. O veículo de comunicação circulará em 31 pontos da cidade com tiragem inicial de 40 mil exemplares e distribuição gratuita. Coordenado pelo gerente executivo Luís Grisólio, que atuava na Rádio BandNews FM 99,3 e esteve durante 11 anos no diário Correio do Povo, o impresso terá uma tiragem considerada alta para o mercado (maior do que muitos jornais já existentes na cidade), inicialmente, podendo ser aumentada gradualmente. Através de 90 promotores treinados e identificados nas ruas, esquinas e sinaleiras, a chegada deste novo veículo consagrará Porto Alegre com a oitava edição brasileira do Jornal Metro.

PRIMEIRA EDIÇÃO - O Metro número um (capa acima à direita), traz duas manchetes de peso - furos de jornalismo -, uma avisando aos portoalegrenses que o parquímetro irá aumentar em 50% em novembro e outro que o Olímpico será implodido em 2013. Além disso o jornal traz uma reportagem completa sobre a Feira do Livro, a expectativa de público e as mudanças na praça e uma sensacional pauta sobre a igreja que só aceita fotógrafos credenciados para os seus casamentos em Porto Alegre, o que causou a revolta da categoria. Além disso, o jornal traz um artigo do prefeito da capital José Fortunati e outro do governador Tarso Genro, além de grandes anúncios da Nestlé, Unisinos, Claro, Zaffari, Feevale e Big. A edição já pode ser vista on-line ou em PDF no site www.publimetro.band.com.br

A publicação está presente em 22 países do mundo, atingindo 17 milhões de leitores por dia, em 66 edições em 131 cidades ao redor do planeta. A versão gaúcha da publicação priorizará notícias locais, abordando principalmente Porto Alegre, além dos fatos mais importantes do Estado. As edições estarão divididas em três eixos básicos: Cidade, Cultura e Esportes, além de outros assuntos importantes como economia, política, tecnologia e pautas que mexem com a vida das pessoas. O jornal será distribuído principalmente entre 6h30 e 9h30 da manhã, de segunda a sexta, para a população economicamente ativa - especialmente aqueles que estão em automóveis. Mas os promotores estão à disposição para entregar a publicação a quem solicitar. 

A equipe do Metro Porto Alegre tem como editor-chefe o jornalista Flávio Ilha, ex-repórter e editor assistente de de economia de Zero Hora, que também trabalhou na TVE/FM Cultura e foi editor da Revista Aplauso. A equipe de redação terá como subeditor Maicon Bock, que também atuava em ZH; a fotógrafa Gabriela Di Bella, ex-Jornal do Comércio; Mônica Kanitz, também com passagem pelo JC, será editora de Cultura; e Walter Júnior, ex-Diário Gaúcho e Gazeta Esportiva NET, estará à frente da editoria de Esportes, além de outros reforços no time de jornalismo.

Para a área comercial, já estão contratados Anna Almeida, que deixou a rádio Itapema; Miriam Radke, que atuava na Antena 1; Fernando Becker, ex-Correio do Povo; Sabrina Monteiro, que deixou a DCS; Juliana Machado, que esteve na Paim; e o cargo de coordenador de distribuição ficou com Ricardo Orschechowski, que veio da Click Express Logística. Além dessa equipe, o jornal contará com cerca de 70 terceirizados, entre promotores, supervisores e coordenadores de qualidade de impressão.

O Jornal Metro está presente em grandes cidades no mundo, como Nova Iorque, Barcelona, Amdterdam, Dublin, Paris e tantas outras, com tiragem total de 8 milhões exemplares/dia. No Brasil, já está em São Paulo, Campinas, ABC Paulista, Santos, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, e com a capital gaúcha chega então a 440 mil exemplares por dia.

O lançamento oficial do Jornal Metro em Porto Alegre será no clube Leopoldina Juvenil, nesta quarta dia 26 de outubro, durante almoço para 250 convidados, entre autoridades, empresários e publicitários. O presidente do Grupo Bandeirantes João Carlos Saad está em Porto Alegre para o evento, além do vice-presidente de rede da Band, Frederico Nogueira, e o presidente do Metro, Cláudio Bianchini. O jornalista Joelmir Beting fará uma palestra durante o evento e a mestre de cerimônias será a apresentadora gaúcha Renata Fan. A rádio BandNews FM 99,3 transmite o evento em flashes e num programa especial das 12h20 às 13h30, e a Band AM 640 também terá boletins ao vivo, com a cobertura de Oziris Marins, Guilherme Baumhardt, Mariana Gomide e Nathália Fruet. A cobertura também será feita nos telejornais da Band TV para todo o Brasil.

Comentários