A festa do METRO em Porto Alegre

Há dez anos sem receber um novo jornal na cidade, e pelo menos seis sem um novo veículo de comunicação – o mais recente foi a BandNews FM, em 2005 -, Porto Alegre ganhou a partir de hoje o diário gratuito Metro, presente em 22 países e que está no Brasil desde 2007, operado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. O novo jornal atinge 17 milhões de leitores por dia e somente no Brasil tem uma tiragem de 440 mil exemplares, considerado por isso o maior jornal do mundo. Na capital gaúcha, a Band lançou o Metro nesta quarta-feira, dia 26 de outubro, num grande evento na sede do Leopoldina Juvenil, num almoço para 250 convidados, entre autoridades, empresários e publicitários.

Estiveram presentes o Governador do Estado, Tarso Genro, o Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o Presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, o Presidente do Metro Brasil, Cláudio Bianchini, o Diretor Geral da Band RS, Leonardo Meneghetti, entre outras importantes autoridades e convidados ilustres. Representantes de outros veículos de comunicação também estiveram presentes como Jayme e Nelson Sirotsky, da RBS, Otávio Gadret, da Rede Pampa e Fernando Gusmão, do Grupo Sinos. O evento teve como mestre de cerimônias Renata Fan, a jornalista gaúcha e apresentadora do "Jogo Aberto", em rede nacional,  da TV Bandeirantes, e ainda, brindou os participantes com uma palestra do jornalista Joelmir Beting, que falou sobre o futuro do Brasil e do mundo, projetando para os próximos anos o que vai acontecer na economia, tecnologia e na mídia.

O almoço teve a presença também de lideranças do legislativo estadual e municipal, do setor empresarial, CDL, Sindilojas, Farsul, Tribunal de Contas,  federações, sindicatos, publicitários, comunicadores e profissionais do setor de marketing e mídia em geral.

O Metro Porto Alegre já está circulando em 31 pontos da capital com tiragem inicial de 40 mil exemplares e distribuição gratuita, de segunda a sexta, nas principais esquinas, sinaleiras e ruas da capital, através de 90 promotores uniformizados, identificados com as cores branca e verde, e com bonés com a marca Metro, facilmente identificáveis. No dia da estreia do jornal, a distribuição gratuita esgotou-se em duas horas e meia, não havendo mais exemplares para distribuir. Os 40 mil foram consumidos pelos portoalegrenses avidamente. Uma característica notada pela equipe de promotores é que o gaúcho - e especialmente o morador de Porto Alegre - é extremamente desconfiado e pensa que tem que pagar pelo jornal. Surpreende-se ao receber a informação de que o diário tem distribuição gratuita. Ainda assim, teve gente que disse "vocês distribem de graça agora, a gente fica gostando, depois começam a cobrar, né?". Não! Esse jornal não é degustação. Não é cobrado em nenhum lugar do mundo e não será aqui em Porto Alegre também.

Focado nos eixos de cidade, esporte e cultura, o Metro chega na oitava cidade brasileira, depois de grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, entre outras cidades, como o ABC paulista, Santos e Campinas. A edição eletrônica do Metro está disponível no site www.publimetro.band.com.br

Algumas das mensagens recebidas por mim pelo twitter e facebook felicitando a chegada do Metro: 

Jerônimo Goergen (Deputado Federal)
Parabéns amigo @renatomartins ao Grupo Bandeirantes pelo lançamento do Metro!

Vitor Augusto Koch (Superintendente SEBRAE RS e Presidente da FCDL/RS)
@jornal_metropoa Parabéns @renatomartins e Meneghetti pelo Jornal Metro.Sucesso neste novo desafio, é o desejo dos Lojistas do RS. Já li a 1a edição no iPad.

Beto Albuquerque (Secretário de Infraestrutura RS)
@renatomartins Não pude estar presente. Parabéns pelo @jornal_metropoa. Vida longa e compromisso com a verdade.

Wambert Di Lorenzo (Professor e cientista político)
@renatomartins eu quero a primeira Edição do Metro. Não adquiri a minha!

Tiago SS Machado (diretor de publicidade da Assembleia Legislativa/RS)
Novo periódico capital @jornal_metropoa nasce embalado ao som de violinos. Parabéns @renatomartins #Meneghetti e Band. twitpic.com/761v4c

Caren Mello (jornalista)
Ter um novo jornal em circulação é motivo de comemoração para todos nós. Abraços ao @renatomartins e a toda equipe! Vida longa ao Metro!

Christian Tudesco (Professor da ESPM)
@renatomartins Parabens pelo Metro! Sempre uso o exemplo dele nas aulas de mkt como Freenomics e Freelove! Show! Poa merecia isso! Abracao

Fábio Bernardi (Publicitário)
Hoje é dia de comemorar a chegada do novo jornal Metro, no almoço da BandRs. Parabéns amigos @renatomartins e Meneghetti. POA agradece.

Daniel Accâmpora (diretor da Cápsula Filmes)
Parabéns BandRs e @renatomartins pela chegada do Jornal Metro.”

Silvio Teitelbaum (consultor)
Prezado Renato: parabéns pelo lançamento do Metro! Desejo-te e ao grupo Bandeirantes uma extraordinária jornada! Forte Abraço!

Sebastião Melo (vereador)
Caro Renato, Parabéns a toda equipe da BAND pelo excelente trabalho realizado no novo Jornal Metro. Sucesso e vida longa ao jornal! Abraço fraterno.

Comentários