A injustiça com as "One Hit Wonders"

Muito se fala nas "one hit wonders", as bandas ou o intérprete de um sucesso só. Elas sempre existiram, mas explodiram com força total nos anos 80, e até hoje animam qualquer festinha básica. As mais marcantes surgiram lá, na década de ouro da breguice pop, embora grupos que emplacaram um sucesso estrondoso e depois caíram no ostracismo é algo bastante comum. Existem listas na internet, coletâneas em  CDs e em arquivos MP3 para baixar dezenas - talvez centenas delas. O site One Hit Wonder Central é o mais completo, percorrendo todas as décadas. Assim é o Soft Cell, com "Tainted Love", por exemplo (em alguns casos, o clip da época era uma verdadeira bomba, ajudando e aternizar ainda mais o "clássico". Veja aqui). É um verdadeiro limpa banco em reuniões dançantes. Mas os caras não fizeram mais nada que tenha tido alguma repercussão. Lembro também da balada "What's Up", do 4 Non Blondes. Meteórica, explosiva, embalou muitos namoros, mas a banda não realizou simplesmente mais nada. Umas muito conhecidas, outras menos, só para quem tem muita memória ou dançou muito: "Talking in your Sleep", do The Romantics. Mais recentemente, surgiu a coreografia de "Macarena", do Los del Rio, que faz todo mundo dar aqueles passinhos combinados na pista de dança. E a dupla não gravou mais nada. Assim como Lou Bega, e seu "Mambo No.5".     

Pois bem, só estranho que certas listas classifiquem algumas bandas e cantores dentro dessa categoria, quando esses tiveram, ainda que muito timidamente um ou outro sucesso marcante. Talvez não tão bombástico como o primeiro citado, mas certamente não podem ser considerados one hit wonders artistas como A-Ha, com sua "Take on Me". Quem não lembra da balada "Hunting High and Low" e das outras dançantes "Cry Wolf", "You Are the One" e "The Living Day-Lights", trilha do 007? Uma injustiça. É muita falta de memória achar que o alemão Falco só fez "Der Komissar" ou "Rock me Amadeus". As duas são atribuídas a ele nas listas, portanto já não pode ser cantor de um sucesso só. E ainda teria "Vienna Calling" correndo por fora. E da divertida banda gay Right Said Fred, não saiu somente a chacota "I'm Too Sexy". Esqueceram da ótima "Don't Talk, Just Kiss"? Se fosse o Frankie Goes to Hollywood, tudo bem. Estes sim, mais gays do que nunca, só fizeram "Relax", pelo que se tem notícia. Obrigatória nas festas.

Um exemplo que fico muito indignado é que creditam ao excelente grupo Devo, um único hit, "Whip It", quando na verdade, cresci ouvindo "That's Good", que além do clipe que achei, tem também no You Tube esta apresentação rara em 1982, no programa do David Letterman.  Outra injustiça é afirmar que o Tom Tom Club só estourou com "Genius of Love". E a regravação de "Under the Boardwalk" (só achei o áudio)? E pra quem acha que "Hey Mickey" foi o único trabalho de Toni Basil, apresento "Over my Head" - alguém há de se lembrar! E fugindo dos anos 80, o grupo New Radicals ficou muito conhecido por "You Get What You Give", mas a balada "Someday We'll Know" também marcou presença. E na mesma década de 90, o coitado do Haddaway é incluído nas listas por "What's Love", quando tem vários hits, como "Life", "I Miss You" e "Rock My Heart".

Já com a classificação para as bandas abaixo, eu concordo. Por mais que algumas ainda tenham tido vários discos lançados no Brasil, e a "faixa dois" de suas carreiras tenham tocado em algum momento de nossas vidas. Mas curtam:

1. Os holandeses do Diesel - Só achei esta apresentação ao vivo de "Sausalito Summer Nights" (mas este ensaio também é beeeeeeeem interessante)
2. Frankie Smith, "Double Dutch Bus"
3. Sabrina, uma mulher de peito para gravar "Boys Boys Boys"
4. Sandra, mais oitenta impossível com "Maria Magdalena"
5. Junior, "Mama Used to Say"
6. Survivor, e a clássica "Eye of the Tiger"
7. Steve Miller Band, "Abracadabra"
8. The Archies, do fundo do baú dos anos 60, "Sugar Sugar"
9. EMF, dos anos 90, com "Unbelievable" 
10. Lipps Inc, figurinha marcada nas pistas, "Funkytown"
   
Poste um comentário com a sua "One Hit Wonder" preferida. Se for trilha de filme, eu toco no programa Cena de Cinema, na Ipanema FM 94,9, todos os sábados, ao meio-dia. Ouça em www.ipanema.com.br

Comentários