Livro e Documentário comemoram 25 anos da APTC-RS

Nesta terça 22 a APTC-RS lança livro e documentário comemorativos aos seus 25 anos, em evento no Santander Cultural. A publicação e o filme narram a trajetória da Associação dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul, que se mistura com a história do Cinema Gaúcho desde 1985. Depoimentos, cenas de filmes antigos, análises e citações de trechos de boletins permeiam as narrativas em texto e imagens.

Para marcar a data, em 2010, foi desenvolvido o projeto APTC 25 ANOS, viabilizado pelo Fundo Nacional de Cultura, que ofereceu várias ações comemorativas a comunidade audiovisual do RS: o Seminário Tempos de Transição, um documentário, mostras de filmes. O lançamento encerra este ano de comemorações.

O livro "APTC 25 anos, Eles só queriam fazer seu próximo filme" foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul através da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. A produção de conteúdo foi organizada por Miriam Rossini, coordenadora do Núcleo de Comunicação e Cinema do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, que envolveu seus alunos no projeto. A pesquisa foi norteada pela coleta de informações e entrevistas com dirigentes e ex-dirigentes da APTC. Esse material resultou em textos que deram a base para a redação final do livro organizado por Carlos Scomazzon e editado pela editora CASA VERDE.

Já o documentário APTC-25 Anos- Menos Corta e Mais Ação é uma realização da APTC em parceria com o curso de Produção Audiovisual da PUCRS. O filme, dirigido por Emiliano Cunha e Abel Roland, conta através de imagens de filmes e de depoimentos de realizadores, parte da história do Cinema Gaúcho e da contribuição da Associação neste cenário.

O Livro "APTC 25 anos, Eles só queriam fazer seu próximo filme" foi financiado com recursos do Fundo Nacional de Cultura. É uma realização da APTC com o apoio da Fabico/UFRGS, produção da Okna Produções e edição da Casa Verde.

O documentário  APTC-25 Anos- menos Corta e Mais Ação foi produzido pela APTC em parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Audiovisual da PUCRS - TECCINE.

Sobre a APTC: Desde 1985, a APTC tornou-se a porta-voz dos cineastas gaúchos junto aos governos municipal, estadual e federal, ao poder legislativo e às associações empresariais. Através do trabalho da entidade junto aos órgãos de governo, foram realizados vários concursos públicos para seleção de projetos, que resultaram na produção de inúmeros filmes gaúchos. 

A entidade tem se mantido em contato permanente com os seus associados, através de um boletim informativo, comunicados, pelo menos duas Assembléias Gerais por ano, e ainda pelo caráter aberto de suas reuniões de diretoria, realizadas todas as segundas-feiras, às 19h30.


Serviço:
Lançamento do livro "APTC 25 anos, Eles só queriam fazer seu próximo filme" e o documentário "APTC-25 Anos- menos Corta e Mais Ação"
Dia 22 de novembro, terça-feira, 19h
Santander Cultural - Rua Sete de Setembro, 1028 
Porto Alegre - RS

Comentários