Série Divas - Alinne Moraes

Foi depois de assistir O Homem do Futuro, em cartaz nos cinemas de todo o país, que optei por homenagear nesta seção, pela primeira vez na história do blog, uma atriz brasileira. Demorou um alguns meses para terminar a pesquisa e a galeria, mas a homenagem continua valendo e é atemporal. Ela é a Helena do bom filme de Cláudio Torres, que brinca com a viagem do tema e as impossíveis histórias de amor da nossa juventude. Alinne Moraes pode não ser um primor de atriz, nem ser muito dedicada ao cinema, mas quantos atores nesse país podem sobreviver sem fazer novela pra poder ganhar dinheiro? Pouquíssimos. Sabemos, porém, que esta não é uma seção dedicada a analisar o talento das musas que aqui desfilam, e - com perdão do público feminino - estamos interessados mesmo é celebrar a beleza dessas majestades da tela. Por isso escolhemos essa loira que atualmente está morena, natural de Sorocaba, interior de São Paulo, e que faz 29 anos no final do ano. Aline Cristine Dorelli de Magalhães Moraes iniciou a carreira como modelo, e como muitas delas, virou atriz. Um de seus papéis noveleiros mais conhecidos foi Clara, em Mulheres Apaixonadas, e a modelo Luciana, em Viver a Vida, da Rede Globo. Atualmente faz bater mais forte o coração dos marmanjos em O Astro, remake que inaugurou nova faixa de horário de novelas na televisão.

Alinne em cena, em "O Homem do Futuro"
Para quem estranhou a grafia, o nome de Aline é escrito com apenas uma letra N. Um segundo N foi acrescentado por influência da numerologia. Alinne iniciou sua carreira de modelo aos doze anos de idade e viajou para Tóquio, Paris, Milão e Nova Iorque. Em 2004, devido ao sucesso da surfista Moa (da novela Da Cor do Pecado), Alinne foi eleita a mulher mais sexy do mundo pela revista VIP, em novembro. Em 2008, novamente por causa do êxito de um papel em novela, a vilã Sílvia (em Duas Caras), a atriz foi capa da primeira edição da versão brasileira da revista Maxim (uma das maiores revistas masculinas do mundo), em Agosto de 2008. Em 2009 posou nua para o livro Mario de Janeiro Testino, do fotógrafo peruano Mario Testino (foto à direita, mais abaixo), junto com diversas musas, como Fernanda Lima, Grazi Massafera e outros famosos. No mesmo ano, em novembro, foi capa da revista Rolling Stone no Brasil.

By Mário Testino
Alinne estreou na televisão em 2002, na novela Coração de Estudante (exibida às 18h), na qual interpretou a adolescente grávida Rosana. No ano seguinte, em Mulheres Apaixonadas interpretou a estudante Clara, que rendeu à atriz o prêmio de Atriz Revelação de 2003 no troféu "Melhores do Ano", do Domingão do Faustão.
Entre 2004 e 2005, a atriz viveu Nina, na novela Como Uma Onda, sua primeira protagonista. Em 2005 e 2006, Alinne viveu a romântica Penny Lane na novela Bang Bang, na faixa das 19h. Alinne atuou de 2009 a 2010 em Viver a Vida, na faixa das 21h, onde interpretava a ex-modelo Luciana, filha de Marcos (José Mayer), que no início da trama era rival de Helena (Taís Araújo), esposa de seu pai, mas sofreu um acidente de ônibus que a deixou tetraplégica. No final Luciana casa-se com Miguel (Mateus Solano) e tem filhos gêmeos.
A atuação de Alinne em Viver a Vida rendeu à atriz vários prêmios, entre eles o Prêmio Faz Diferença 2009, concedido pelo jornal O Globo, na categoria "Revista da TV", o Prêmio Contigo 2010, entre outros. Posteriormente, ela fez participações nas séries As Cariocas (onde foi protagonista do episódio A Noiva do Catete) e Amor em 4 Atos (nos episódios Folhetim e As Vitrines) e no primeiro capítulo da novela Cordel Encantado.

Foi em 2006, após o término de Bang Bang, que Alinne estreou no cinema, onde protagonizou a comédia romântica Fica Comigo Esta Noite, cujo elenco ainda tinha Vladimir Brichta, Laura Cardoso, Gustavo Falcão e Milton Gonçalves. Foi neste filme que Alinne afirmou que "queria fazer uma personagem mais leviana", admitindo ter um sonho de viver a sapeca "Bonequinha de luxo", de Audrey Hepburn. Mais que uma comédia, o filme de 70 minutos é uma linda e sensível história de amor cheia de referências cinematográficas inseridas no texto por João Falcão. A adaptação é uma idéia antiga do produtor Diler Trindade, que inicialmente queria o diretor Daniel Filho e os atores Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães, protagonistas da mesma história no teatro, apresentada nos anos 90. Por falta de tempo, Daniel Filho deixou de lado o projeto passado, em seguida, para Falcão.

Sobre a fama: "tento não deixar de fazer coisas simples como ir à padaria, mas procuro usar óculos e não estar tão desarrumada. Sempre tem um fotógrafo por aí - conta Alinne, já foi flagrada em momento íntimo dentro de seu condomínio no Recreio, Zona Oeste do Rio - "pensei até em processar, mas não era invasão de privacidade porque ele fez foto do lado de fora do condomínio. Quer dizer que se eu estiver em casa e o vizinho tirar uma foto minha e publicar, pode? - diz inconformada.A vulnerabilidade à exposição assusta tanto Alinne quanto o estereótipo de ser "apenas um rosto bonito". A atriz reconhece a beleza como um fator complicado na carreira. Diz sempre precisar provar ser mais que uma beldade.

- Sei que não vou ser bela o resto da vida.
 
Em 2009 a atriz interpretou uma garota de programa no filme Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas, segundo filme da série protagonizada originalmente por Luiz Fernando Guimarães e Fernanda Torres. Alinne Moraes esteve no tapete vermelho do Festival de Cannes em 2011. A atriz foi convidada para participar do evento pela marca de produtos de beleza L’Oréal.

Aline Cristine Dorelli de Magalhães Moraes, nascida em 22 de dezembro de 1982 em Sorocaba, São Paulo
Brasil.

A seguir, mais fotos da diva escolhida para esta homenagem e um clip do filme o Homem do Futuro onde Alinne canta a clássica "Tempo Perdido", do Legião Urbana.

É a primeira vez que este blog homenageia nesta seção uma atriz brasileira.

Espero que todos vocês tenham concordado com a galeria escolhida.



Morena, na capa da revista GQ

Capa inteira...




Que obra prima desenhada à mão...



Grande ensaio, de cabelos morenos...











Assista o vídeo da canção "Tempo Perdido", com Alinne Moraes e Wagner Moura, do filme Homem do Futuro.

Comentários