Walachai estreia dia 18 de novembro em Porto Alegre

"Um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros" assim que a diretora Rejane Zilles define Walachai, uma região localizada a 70 km de Porto Alegre e que nada lembra o movimento, as cores e os sons de uma cidade grande. Rejane apresenta ao espectador do documentário Walachai, - que estreia no dia 18 de novembro nos cinemas - a vida de moradores de costumes e dinâmicas peculiares, opostos aos da vida urbana tão próxima.
Nestas comunidades rurais isoladas, vivem descendentes de imigrantes alemães que falam um antigo dialeto da região do Hunsrück, hoje raro na Alemanha. No entanto, esta é a primeira língua de quem nasce no Walachai. Passada de modo oral de geração para geração, não teve atualização de linguagem e continua sofrendo inserções de palavras criadas pelos moradores. Muitos desconhecem a língua portuguesa e, até mesmo, as próprias raízes européias.
O filme parte do projeto de continuidade de O Livro de Walachai, curta-metragem também dirigido pela diretora, que nasceu e viveu na região até os nove anos de idade. O curta retratou a peculiar trajetória do professor e agricultor Benno Wendling, que registrou a história de Walachai em um livro escrito à mão.
A proposta de documentar a singularidade deste povoado, confunde-se com a história pessoal da diretora do filme. Vivendo atualmente no Rio de Janeiro, Rejane Zilles nasceu no Walachai, onde passou toda a infância. Aprendeu a falar português somente aos sete anos de idade, quando ingressou na escola. Ainda fala o dialeto local e mantém laços familiares na comunidade — o que permitiu uma abordagem especial do assunto. Ao filmar, documenta seu povoado de origem.
Partindo da exibição na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2009 e marcando presença no 38º Festival de Cinema de Gramado, o longa-metragem segue carreira em importantes festivais e mostras no Brasil e no exterior. Além da trilha sonora premiada no II Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba em 2010, o filme foi prestigiado em Berlim no 6º Brasilianisches Filmfestival e no 24º Der Neue Heimatfilmfest , que ocorreu na Áustria, país para o qual retorna em novembro deste ano, no 10º Filmfestival Radstadt.
Fora dos festivais, Walachai foi exibido publicamente apenas para a própria comunidade retratada no filme. Inédito em circuito comercial, o documentário poderá ser conferido em Porto Alegre e em algumas cidades do interior do estado. A partir de março de 2012, o filme entra em cartaz nas principais capitais do país.  As salas de cinema na capital gaúcha que exibem Walachai são a Cinemateca Paulo Amorim e Unibanco Arteplex. No dia 02 de dezembro o documentário entra em cartaz na Sala PF Gastal.
Walachai tem formato de exibição digital, com duração de 84 minutos. A produção e filmagens foram realizadas no Rio Grande do Sul e a fase de pós-produção e finalização, no Rio de Janeiro. Foram captadas aproximadamente 40 horas de material, em pequenos povoados como Walachai, Jammerthal, Batatenthal, Padre Eterno, Frankenthal, todos pertencentes ao município de Morro Reuter.
Walachai terá sessões especiais em universidades, institutos culturais e na região do Vale do Sinos. No dia 23 de novembro, o Instituto Goethe recebe exibição do documentário no auditório do local, às 19h30, em sessão comentada com a presença da diretora. No dia 24 de novembro, Rejane e alguns personagens de Walachai participam de pré-estréia do documentário em Novo Hamburgo, na Fundação Scheffel, às 20h30m. No dia 25, o filme entra na programação dos cinemas da cidade.
Mais informações:
SINOPSE
Walachai, em alemão antigo, significa lugar longínquo, perdido no tempo. Outros povoados de nomes singulares como Jamerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, são comunidades rurais de origem alemã no Sul do Brasil, que têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado. Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português, comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes e, no entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal. Walachai não é um filme sobre uma comunidade alemã. É antes de tudo sobre o inusitado e raro que habita este lugar. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço do país ainda desconhecido.
FICHA TÉCNICA DO FILME
WALACHAI, Documentário, 84 min, 2009
Direção e Roteiro: Rejane Zilles
Produção: Aletéia Selonk e Rejane Zilles
Produção Executiva: Aletéia Selonk e Graziella Ferst
Direção de Fotografia: Juliano Lopes
Montagem: Daniela Ramalho
Som Direto: Cleber Neutzling
Edição de Som e Mixagem: Aurélio Dias
Trilha Sonora Original: Felipe Radicetti
Assistência de Direção: Adriana Nascimento Borba
Direção de Produção: Taissa Grisi
Produção de Finalização: Fernando Nicolletti, Rodrigo Hinrichsen e Bertrand Douet
Foto Still: João Ricardo
Making Of: Maurício Fröhlich
Co-Produção: Traquitana Filmes e Artesanato Digital
Realização: Zilles Produções Culturais e Okna Produções
Financiamento: Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet  e Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – LIC/RS
Patrocínio: Grupo Herval, Furnas Centrais Elétricas, Paquetá Calçados, Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul, Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás , Frohlich Indústria e Comércio de Cereais
Apoio: Prefeitura de Morro Reuter, Apema Locações de Equipamentos, CTaV,
Link Digital e Instituo Goethe
CURRÍCULOS
Rejane Zilles (Diretora)
Atriz,diretora e produtora, iniciou a carreira profissional em Porto Alegre, no teatro. Nos anos 1990 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou Artes Cênicas na UNIRIO. Desde então vem atuando no teatro, cinema e televisão. Produziu e dirigiu o curta-metragem O Livro de Walachai – exibido em inúmeros festivais. Estreou como diretora de longa-metragem, no documentário Walachai.
Coordenou diversas mostras e projetos de exibição pelo Brasil, como a Mostra Premiére Brasil do Festival do Rio e o projeto Cinema BR em Movimento – circuito de exibição de filmes brasileiros em universidades e comunidades em todo o território nacional.
É curadora da Muestra de Cine BrasilNoar – realizada anualmente em Barcelona. Participou da produção de lançamento de filmes nacionais de grande destaque, como: Central do Brasil - de Walter Salles; Domésticas - de Fernando Meirelles e Nando Olival; O Dia da Caça - de Alberto Graça, Doces Poderes – de Lúcia Murat, Hans Staden – de Gal Pereira, entre outros.  É uma das diretoras da Mostra Internacional de Música em Olinda / MIMO e responde pelo  Festival MIMO de Cinema.
Aletéia Selonk (Produtora)
Produtora audiovisual e professora universitária no curso de graduação em cinema da PUCRS. É jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina e pós-graduada em Produção Cinematográfica (PUCRS). Doutora em Comunicação (PUCRS), com estágio de doutorado (Capes) na Université Paris Descartes (Sorbonne – Paris V). Tem suas pesquisas focadas na produção e distribuição audiovisual no mercado brasileiro. Em 2002, fundou a Panda Filmes, empresa dedicada à produção e distribuição de filmes, onde trabalhou como produtora executiva até setembro de 2006. Em outubro de 2006, fundou a Okna Produções – um bureau de produção audiovisual e cultural, sediado em Porto Alegre. Integra, atualmente, a diretoria da ABD-N (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas) e do Forcine (Fórum das Escolas de Cinema do Brasil). É também coordenadora do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul, o TECNA.
FESTIVAIS E EVENTOS PARA OS QUAIS O FILME FOI SELECIONADO
33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2009)
14º Festival Audiovisual de Florianópolis/ FAM (2010)
28º FilmFest München – Munique, Alemanha (2010)
38º Festival de Cinema de Gramado (2010)
II Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba (2010)
6º BrasilCine – Estocolmo, Suécia (2010)
6º Brasilianisches Filmfestival – Berlim, Alemanha
Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo – CineSul (2011)
Visões Periféricas – Festival Audiovisual (2011)
5º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória (2011)
24º Filmfestival Der Neue Heimatfilmfest – Freistadt, Áustria (2011)  
10º Filmfestival Radstadt - Radstadt /Salsburgo, Áustria (2011)
SOBRE A ZILLES PRODUÇÕES
A empresa Zilles Produções Culturais iniciou suas atividades no ano 2000, na produção do projeto Cinema Br em Movimento – difusão de filmes brasileiros por todo o Brasil, com o patrocínio da BR Distribuidora. No mesmo ano, prestou serviços para o Festival do Rio BR - na produção da Mostra Premiére Brasil. Em 2002, junto com a empresa MPC & Associados, desenvolveu o projeto Imagens Brasil Telecom – exibição de curtas metragens e documentários brasileiros com o patrocínio da Brasil Telecom. Desde 2005, produz a Muestra de Cine de BrasilNoar – uma mostra de curtas metragens em Barcelona/ Espanha, em sua quinta edição. Em 2006, produziu o filme de curta-metragem O Livro de Walachai – projeto contemplado por edital do Programa Cultural Petrobras. Atualmente, em paralelo à coordenação da campanha de lançamento do filme WALACHAI, trabalha a captação de recursos para o projeto Marlene – montagem de um espetáculo teatral sobre a diva alemã Marlene Dietrich.
SOBRE A OKNA PRODUÇÕES
É um bureau de produção especializado no desenvolvimento de produtos audiovisuais para todas as plataformas de mídia. A empresa tem em seu catálogo uma gama de diferentes estilos e olhares gerados através da gestão de projetos e de talentos. Atualmente, realiza vários filmes para cinema e televisão. Em 2011, a Okna completa cinco anos de atuação. Nesse período, a empresa produziu 18 filmes – nove curtas, cinco médias e quatro longas-metragens – que já arrebataram 37 prêmios e participaram de mais de cem festivais nacionais e internacionais. A produtora se destaca por ter sido selecionada para participar dos mais importantes espaços voltados à inserção de projetos no mercado internacional.
Serviço
Walachai
Estreia nos cinemas dia 18 de novembro, em Porto Alegre
Salas:  Unibanco Arteplex e Sala Eduardo Hirtz  - Cinemateca Paulo Amorim
Sessão no Instituto Goethe, debate com a presença da diretora Rejane Zilles
Dia 23 de novembro, 19h30
Local: Auditório do Instituto Goethe (Rua 24 de outubro, 112)
Pré-estreia para convidados em Novo Hamburgo
24 de novembro, 20h30
Fundação Scheffel (Av. Gal Daltro Filho, 911 - Hamburgo Velho  Novo Hamburgo)

Comentários