Escolha os melhores e piores de 2011

Chegou a hora tradicional do ano, em que nós todos, envolvidos no projeto Cena de Cinema, escolhemos os melhores filmes do ano, para glorificá-los e dar graças a Deus que existiram, e a hora em que desancamos o pau nos piores, que geralmente ganham em quantidade e supremacia. Num ano de muita ação, aventura, remakes, continuações e adaptações, está aberta a temporada de votação, seja aqui, no blog, através de comentários, ou no grupo do Cena no Facebook, ou ainda dando reply no twitter do Cena e indicando seus votos de melhor ou pior, e de preferência, fundamentando o porquê. Vote quantas vezes quiser, ajude a gente fazer uma lista para colocarmos aqui e espalharmos pelas redes sociais. Também estarei comentando as sugestões de vocês no programa Cena de Cinema, deste sábado, dia 31 de dezembro, ao meio-dia na Rádio Ipanema FM 94,9 e fazendo uma perspectiva para 2012.

Para ajudar você, cinéfilo ou cinéfila de plantão, refresco a memória com uma listinha - que não é propriamente minha escolha tácita e definitivamente. Pode haver mudanças, acréscimos, mas dificilmente vai fugir disso. Inspire-se e comente. Entre todos os votos, sugestões e posts, sortearemos um kit do Cena de Cinema 2011, com ingressos, adesivos, brindes cinematográficos e muito mais. Pra você virar o ano com alegria e muita energia positiva.

OS MELHORES - A ação, aventura e ficção dominaram o ano. Por isso, não podemos esquecer de longas de heróis, como Capitão América e Thor, que foram honestos e divertidos. Na mesma linha, gostei muito de Transformers 3, que foi melhor do que o 2, e recuperou o bom ritmo do número 1. Na linha aventura e ficção, numa grande homenagem aos anos 80, não podemos esquecer de Super 8, que me surpreendeu positivamente. O Planeta dos Macacos - A Origem não trouxe um grande roteiro, mas se deu bem na execução e nos efeitos. Um remake pra ficar na história, já que outras tentativas foram frustradas. E ainda, viajei legal com Sucker Punch, um filme de primeira, sem grandes bilheterias nem críticas no Brasil mas que agradou a fãs do Zack Snider como eu. E não vamos esquecer da prequel do ano, com X-Men First Class! E, correndo o risco de ser linchado, lembro de Cowboys & Aliens, que alguns colocaram na lista dos piores do ano!

Na área mais "cabeça", Woody Allen nos presentou com um de seus melhores filmes, Meia-Noite em Paris, que une boa história, elenco e ambientação. Um filme perfeito. Autoral. Assim como A Pele que Habito, que somente Pedro Almodóvar poderia ter realizado. Ninguém mais teria sua acidez e sua coragem para filmar essa história intrigante, pesadíssima e sórdida ao mesmo tempo. E que trouxe Antonio Banderas de volta ao pódium. Também é nota 10 o longa Melancolia, de Lars von Trier, que deu a Palma de Ouro em Cannes para a atriz Kirsten Dunst. E o vencedor do festival, Árvore da Vida, uma viagem incompreensível para alguns, mas poesia pura na tela de Terence Mallick, que merecer ser conferido por todos, principalmente pais de família. E não posso deixar de citar um filme que me emocionou muito, O Último Concerto, obrigatório para todos. Pegue em DVD! Ah, e O Conto Chinês!

E tem ainda, claro, todo aquele pacote do Oscar, no início do ano, que foi muito bem. Bravura Indômita, para quem gosta de faroeste, Inverno da Alma, para quem gosta de sofrer, O Discurso do Rei, para quem gosta de bons diálogos, entre outros. Antes de encerrar, não posso esquecer das crianças, pois tivemos o ótimo Rango, para pais e filhos, e o melhor filme de animação do ano, que foi Rio, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha

OS PIORES - Sem comentários: Besouro Verde, Lanterna Verde, Arthur o Milionário Sedutor, Dylan Dog e as Criaturas da Noite, A Fera, O Turista, Burlesque, Muita Calma Nessa Hora, Assalto ao Banco Central, Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família, Sua Alteza, Zelador Animal, Conan o Bárbaro, A Garota da Capa Vermelha, Qualquer Gato Vira Lata, etc. etc. etc.....  

         

Comentários

Priscila Mengue disse…
Melhores: Cópia Fiel, A Árvore da Vida, Melancholia, A Pele que Habito.

Menção honrosa: Meia-Noite em Paris e Bravura Indômita.

Destaques nacionais: O Palhaço e As Canções.

Melhor cinebiografia: Gainsbourg - O Homem que Amava as Mulheres.