Brasileiros no Oscar 2012

Todo mundo torcia por Tropa de Elite 2, mas foi eliminado antes de chegar às finais do Oscar de 2012. Então, quem sabe, algum outro filme brasileiro pudesse estar na lista das indicações, ou numa hipótese mais remota ainda, algum ator ou atriz daqui brilhando na festa em Los Angeles. Nada disso. O ano foi ruim pra gente, pelo menos em termos de reconhecimento do pessoal da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Pra não ficarmos na seca total, felizmente temos alguns brasileiros escondidos nas categorias, bastando para isso, serem garimpados. Vejamos:

O cantor Carlinhos Brown e o instrumentista Sérgio Mendes - oriundo da Bossa Nova, radicado nos EUA há muitos anos - estão concorrendo na categoria de melhor canção original com a música “Real in Rio”, do filme de animação Rio. Mendes é o compositor das versões em inglês e em português, e Carlinhos o intérprete, junto com o grupo Rio Singers. Ouça a música clicando aqui.

O curioso é que os brasileiros concorrem apenas contra uma canção: "Man or Muppet", com  música e letra de Bret McKenzie, do filme Os Muppets. Ou seja, apenas duas músicas estão nesta categoria de melhor canção original. Outro fato que chama a atenção é também apenas nove produções estarem indicadas à categoria máxima, de melhor filme, quando na verdade a categoria foi ampliada justamente para dar mais oportunidades, principalmente às animações, de poder concorrer. O número pode chegar a dez, e nunca baixou disso nas edições passadas. Mas ficou abaixo do permitido, com um lugar sobrando. Será que não teve tanto filme bom assim em 2011? 

Outro brasileiro está "escondido" em outra animação, a cubana Chico e Rita. Concorrendo também na categoria de melhor longa animado, uma co-produção hispânica-inglesa e dirigida a três por Fernando Trueba, Javier Mariscal e Tono Errando. Nela, o brasileiro Marcelo de Moura é o supervisor das cenas que foram construídas dentro do estúdio de animação também brazuca Lightstar Studios. Este será o segundo ano seguido que a Lightstar emplaca seu trabalho no Oscar, depois da indicação do filme Brendan e o Segredo de Kells no Oscar passsado.
Chico e Rita é uma adaptação dos quadrinhos do mesmo nome, e se passa em Cuba, em 1948, e narra o amor entre o ambicioso pianista Chico e a bela cantora Rita.

Veja o trailer abaixo:




Comentários