Conheça os favoritos do Bafta, o "Oscar inglês"

Estamos em uma bela temporada para o cinema. É a época de premiações, das mais variadas, que culminam na maior de todas, o Oscar, no fim de fevereiro. Depois do Globo de Ouro, recentemente entregue aos seus vencedores, agora é hora de ficar de olho em diversas premiações de categorias de profissionais e também os principais prêmios dos outros países, como por exemplo no caso da Europa. Um dos mais importantes é o Bafta, considerado o "Oscar da Inglaterra". Tal como o Globo de Ouro, o filme mudo francês "O Artista", que tem sido a sensação da crítica especializada, também dominou as indicações do Bafta, com suas 12 indicações.

Esta homenagem ao cinema mudo dos anos 1920, rodada em preto e branco, concorre na categoria de "melhor filme", "melhor cenografia original", "melhor música original", "melhor figurino" e "melhor trilha sonora", entre outras. Seu diretor, Michel Hazanavicius, conhecido pelos filmes de espionagem do agente OSS 117, também foi indicado na categoria de "melhor diretor" e os dois atores principais, Bérénice Bejo e Jean Dujardin, vão concorrer como "melhor atriz" e "melhor ator". Na festa do Globo de Ouro, o filme foi destaque arrebatando três Globos de Ouro: o de melhor filme musical ou comédia, melhor ator de musical ou comédia para Jean Dujardin e melhor trilha sonora, um bom presságio para o Oscar daqui a um mês e meio. O longa, que tem tudo para ser premiadíssimo nesta temporada, conta a história de George Valentin (Jean Dujardin), um astro do cinema mudo que é esquecido com o advento do cinema falado, enquanto a jovem atriz Peppy Miller (Bérénice Bejo), uma de suas fãs, conhece a glória nos primeiros filmes falados. Estreia no Brasil em 10 de fevereiro.

Já o filme de espionagem "O Espião de Sabia Demais" (Tinker Tailor Soldier Spy), em cartaz nos cinemas brasileiros, adaptado de um romance de John le Carre e dirigido pelo sueco Tomas Alfredson, ficou em segundo lugar com 11 indicações. "A Invenção de Hugo Cabret", o primeiro filme infantil de Martin Scorsese, chegou em terceiro com 9 nominações. O novo filme do diretor de Taxi Driver, Touro Indomável e outros clássicos deve chegar ao Brasil em 17 de fevereiro.

E a multi-premiada atriz Meryl Streep foi indicada para o prêmio de "melhor atriz" por seu papel em "A Dama de Ferro" (The Iron Lady), onde ela encarna a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. O filme é grande favorito em muitos festivais e deve estrear nas telas brasileiras no dia 10 de fevereiro. Meryl, que não é um consenso entre a críticos como atriz - eu mesmo tenho as minhas ressalvas - está numa caracterização impressionante e desempenhando muito bem o papel. George Clooney está indicado como melhor ator pelo filme "Os Descendentes", que entra no circuito nacional no dia 27 de janeiro. Clooney e Streep ganharam o prêmio de melhor ator e atriz, respectivamente, por estes filmes, no Globo de Ouro.

A obra do espanhol Pedro Almodóvar também aparece na lista da cerimônia: o perturbador “A Pele Que Habito” concorre ao prémio de melhor filme em língua não inglesa junto com “A Separação”, de Asghar Farhadi. No último domingo, o filme iraniano levou o Globo de Ouro e, anteriormente, o Urso de Ouro no Festival de Berlim. O documentário britânico “Senna”, sobre a vida e a carreria do piloto brasileiro, recebeu três indicações: melhor documentário, melhor montagem e melhor filme britânico. A produção já foi lançada em DVD no Brasil.

O Bafta (Orange British Film Awards) chega à sua 65ª edição e será entregue no dia 12 de fevereiro, no Royal Opera House, no bairro cool do Covent Garden de Londres.

Comentários