Morre um dos fundadores da revista MAD

Eu gostava da revista MAD. Aliás, gostava muito. Meu irmão comprava nos anos 80, que quando eu ainda era uma ingênua criança já ia me acostumando com sátiras mordazes, charges provocativas e caricaturas engreçadíssimas, dentro de um formato americano, mas que em seguida passou a revelar também artistas brasileiros. Aliás, deu emprego a dezenas de novos e velhos chargistas, cartunistas, desenhistas, roteiristas, etc. E quase tudo era muito bom. Mais recentemente, a revista voltou a ser editada no Brasil, sei muito bem que não com a mesma qualidade, mas ainda assim é válida a tentativa de reviver uma das revistas mais irônicas e inteligentes do humor mundial. O MAD estava para as magazines assim como o Muppet Show ou o Saturday Night Live estava para a televisão, ou ainda, o Monty Phyton está para o cinema.

Pois nesta segunda leio no site da Folha de São Paulo que o desenhista John Severin, um dos fundadores da revista e ilustrador de títulos como "O Incrível Hulk", morreu aos 90 anos no último domingo 12, na cidade de Denver, Colorado, nos EUA, e só ficamos sabendo hoje, pelo jeito. De acordo com o site "Hollywood Reporter", a morte foi anunciada pela família por meio de um comuicado.

Severin dedicou 60 anos de sua vida à profissão, nasceu em Nova Jersey e começou a desenhar profissionalmente aos dez anos, quando a "The Hobo News" comprou alguns de seus desenhos. Ao se formar no colegial, alistou-se no Exército dos EUA, durante a Segunda Guerra Mundial.

No pós-Guerra, entrou para o universo dos quadrinhos, desenhando para diversas publicações. Destacou-se por seu trabalho na EC Comics em quadrinhos sobre guerra, como "Two-Fisted Tales" e "Frontline", e na Marvel, principalmente no gênero "western".

Severin foi um dos fundadores da revista "Mad", em 1952. Seis anos depois, ajudou a fundar outra publicação do mesmo estilo, a "Cracked", para a qual desenhou durante 45 anos. Esta eu não me lembro.

O trabalho de Severin para a Marvel também inclui ilustrações para títulos como"O Incrível Hulk" e "Namor", o príncipe submarino, lembram? Bah, esta é pra quem tem memória. Em 2003, quando assinou a ilustração de uma controversa série de "Rawhide Kid", em que o herói "western" (já não é a minha praia) é revelado como homossexual, o artista entrou para a Will Eisner Hall of Fame.

Marie Severin, sua irmã, e John Severin Jr, um de seus seis filhos, também são quadrinistas. Tomara que sua obra seja preservada e o espírito do MAD, de alguma forma, ainda sobreviva por aí.


Comentários