Começa o Festival do Rio 2012

O paraíso de todo cinéfilo. Ainda mais na cidade maravilhosa. Começou hoje e vai até 11 de outubro a 14ª edição do Festival do Rio, uma maratona de 400 filmes vindos de 60 países, separados em 20 mostras exibidias em mais de 30 diferentes pontos do Rio de Janeiro. Um programa imperdível para cinéfilos, e que muitos deles conseguem enfrentar com galardia. Na Première Brasil, que antecipa os longas nacionais programados para estrear nos próximos meses, o destaque vai para ‘Gonzaga — De Pai Para Filho’, atração da abertura do Festival. O premiado ‘Colegas’, de Marcelo Galvão, que voltou do Festival de Gramado com o kikito na mão, traz a história e o diferencial com três atores com síndrome de Down, mais Lima Duarte e Juliana Didone, que é um dos títulos mais esperados. “Estou muito emocionado de ver o filme na minha cidade”, conta Breno Viola, um dos protagonistas.

Juliana Didone, que vive uma repórter sensacionalista no longa, é fã do festival. “O clima é gostoso. É um período para a gente mergulhar no universo de vários diretores e se deliciar”, diz. “Para curtir, o ideal é ir a uma sessão às 13h, outra às 15h, tomar um café no meio da tarde, assistir a mais um filme no começo da noite e depois sair para jantar com amigos”, dá a receita. Bom para quem está de férias, ou só vive de ver filme, inclusive. Ou fazer filmes. A comunidade artística se encontra no Festival do Rio.

Depois de levar 250 mil espectadores ao festival no ano passado, os organizadores querem aumentar esse público e capricharam na seleção de longas premiados na mostra Panorama. “São filmes que acabaram de ser vistos pela imprensa e profissionais do audiovisual nos festivais de Toronto e Veneza”, explica Hilda Santiago, uma das organizadoras do evento. Na programação, ainda tem títulos interessantes vindos de grandes cineastas, como ‘Twixt’, de Francis Ford Coppola, ‘Selvagem’, de Oliver Stone, ‘Moonrise Kingdom’, de Wes Anderson, este último com Bruce Willis e Edward Norton, nos papéis principais.

Considerado principal evento do gênero na América Latina, o Festival do Rio é cada vez mais prestigiado, inclusive mundialmente. As estrelas internacionais vão passar pelo tapete vermelho do festival, como o ator inglês Jeremy Irons, a artista plástica Marina Abramovic, os diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris (de ‘A Pequena Miss Sunshine’), além do ator americano Terrence Howard, entre outros menos e mais cotados.

Acesse o site oficial do Festival do Rio para conferir a programação e deliciar-se. E se puder, vá. Ou morra de inveja, como eu.

Comentários