Filme de Marcelo Gomes vence Festival de Brasília

O novo longa-metragem de Marcelo Gomes, foi o grande vencedor do 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e conquistou sete prêmios no certame. ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA, é protagonizado pela atriz Hermila Guedes e tem fotografia de Mauro Pinheiro Jr.  O longa recebeu os prêmios de "melhor filme – júri oficial", "melhor filme - júri popular", "melhor ator coadjuvante" para W.J. Solha, "melhor roteiro" para Marcelo Gomes, "melhor fotografia" para Mauro Pinheiro Jr, "melhor trilha sonora" para Karina Buhr e Tomaz Alves Souza, e o "prêmio Vagalume de melhor longa-metragem", avaliado por um júri de deficientes visuais.

Era uma vez eu, Verônica revela as reflexões de Verônica, uma estudante de medicina recém-formada, passando por um momento de incertezas. Ela questiona não só suas escolhas profissionais, como suas relações mais íntimas e até mesmo sua capacidade de lidar com a vida. O filme é protagonizado pela atriz Hermila Guedes e tem participação de João Miguel, W.J.Solha, Renata Roberta e Inaê Veríssimo.

Ainda nesta semana, o filme participará do 60º Festival de Cinema de San Sebastian, que nesta edição homenageia o Brasil. Era uma vez eu, Verônica, será exibido na sexta-feira, 28 de setembro, na seção Horizontes Latinos, que premia o melhor filme com o valor de €35 mil para lançamento na Espanha. O primeiro longa de Marcelo Gomes,  Cinema, Aspirinas e Urubus, também será exibido em San Sebastian, dentro da retrospectiva que o  Cine en Construccion realizará, para comemorar seu 10º aniversário.
Para o produtor João Vieira Jr., da REC Produtores Associados, "a viabilização do projeto se tornou possível ao submeter e aprovar  primeiramente o projeto ao Funcultura - Fundo de Incentivo do Estado de Pernambuco e depois ter tido o projeto selecionado no edital do BNDES e do Programa Petrobras Cultural, todos importantíssimos investidores e incentivadores do cinema nacional. Agradecemos o apoio da Petrobras, do BNDES e do Governo de Pernambuco foi fundamental para a REC Podutores e a Dezenove, juntas, pudessem realizar mais um filme de Marcelo Gomes."

SOBRE MARCELO GOMES

Seu contato com o cinema começou com um cineclube que ele criou em sua cidade, Recife. Mais tarde, se formou em Film Studies na Bristol University e dirigiu vários curtas premiados. Seu primeiro longa, Cinema, Aspirinas e Urubus, estreou na mostra Un Certain Regard, Cannes, 2005 e recebeu o Prêmio do Ministério da Educação da França, além de mais de 50 prêmios em festivais pelo mundo todo. Em 2009, Marcelo apresentou no Festival Internacional de Cinema de Veneza, Viajo porque preciso, volto porque te amo, co-dirigido com Karim Aïnouz.

ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA
Brasil, 2012, 90 min, cor.
Roteiro e Direção: Marcelo Gomes
Produtores: João Vieira Jr. e Sara Silveira
Diretor de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., ABC
Diretor de Arte: Marcos Pedroso
Montagem: Karen Harley
Produção Executiva: Nara Aragão

Comentários