Oscar 2013: O Lado Bom da Vida

Pat (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, ele passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano muda por completo quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas. É ela quem consegue fazer com que Pat mais uma vez se reconecte com a vida.

BELO RESULTADO

Este longa é surpreendente, pois tem cara de filminho babaca e cresce muito na mão do diretor e do elenco. Baseado no romance de Matthew Quick, que chega ao Brasil agora em janeiro, o filme roteirizado e dirigido por David O. Russel (Três Reis e O Vencedor), tem uma história envolvente, com elenco afinadíssimo e duas atuações que despontam, de Bradley Cooper e Jennifer Lawrence (que ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz comédia/musical).

Pela primeira vez em muito tempo o Robert de Niro não está aqui pagando as parcelas de seu Mercedes. O elenco realmente dá show, tanto que está todo indicado ao Oscar: o filme tem OITO indicações, incluindo melhor filme e melhor direção e roteiro para Russel. Dessas oito, quatro são para os quatro atores principais do enredo: Cooper, Lawrence, De Niro e Jacki Weaver (que fez um grande trabalho no australiano Reino Animal em 2010 e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar). Até mesmo Chris Tucker, conhecido apenas por suas micagens na trilogia de Hora do Rush, recebe um papel honrado e tem seu lugar ao sol.

JENNIFER PREMIADA

Jennifer tem ganho outros prêmios por este filme por sua atuação, e Bradley apenas indicado. Isso certamente é porque ele vem de "comedinhas" superficiais, consideradas filmes menores (e na maioria das vezes o são mesmo), como Se Beber Não Case, Maluca Paixão, etc e apesar de ser 15 anos mais velho que ela, parece ter uma carreira "mais juvenil" do que ela. Jennifer explodiu para o mundo em Inverno da Alma, em 2010, e já foi indicada ao Oscar, com apenas 20 anos de idade. Depois, ainda fez Jogos Vorazes (já filmando o segundo), que a tornou mais popular, além da nova série dos X-Men (se prepara para o segundo também) e o drama Um Novo Despertar, ao lado de Mel Gibson.

Outra questão é que o personagem de Cooper é levemente "mais fácil" de ser feito. O tipo que sai do sanatório, afetado por crises nervosas, tomador de remédios, com ataques explosivos e aquele jeito de fora da casinha (tem alguns momentos que ele lembra um personagem de Adam Sandler!), é realmente mais fácil de ser composto, com a ajuda de um bom diretor. Sabe aquele personagem que tem mais de 30 anos e idade mental de 14? Meio bobão, meio perigoso, sentimental e raivoso ao mesmo tempo? Não é "totalmente fácil", mas é mais estreótipo, portanto é mais fácil. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood costuma gostar destes tipos, mas nem todos as premiações seguem esta lógica. Já o personagem de Jennifer é mais intimista, enigmático, tem uma dor mais escondida, suas reações são mais imprevisíveis, ela transita entre a vulgaridade e a sedução com maestria. É um personagem bem mais difícil.

OUTRAS PREMIAÇÕES

O elenco está indicado separadamente e em conjunto no SAG Awards, o prêmios dos atores de Hollywood, considerada uma grande e importante premiação que acontece no dia 27 de janeiro.
O filme também está bem indicado em diversos prêmios e já venceu como película do ano no AFI AWARDS, que é a premiação do American Film Institute.

A trilha sonora também é muito legal e o título no Brasil realmente é o ponto negativo, a ideia do nome original tem tudo a ver com o personagem de Bradley e suas divagações, por isso seria importante um título "mais a ver".

Curtam o trailer enquanto o filme não chega:

Comentários