Minhas Apostas para o Oscar 2013


Nunca fui muito de fazer previsões. Ainda para o Oscar, pois os resultados são imprevisíveis, pois dependem de uma soma de votos que vem de todos os lugares, e muitas vezes o resultado não é qualitativo, e sim quantitativo por detalhes. Muitos falam em lobby, política, e alguns vícios em premiar este ou aquele por causa disso e daquilo, ou mesmo NÃO premiar fulano ou beltrano, ou determinados gêneros de filmes. Não sei se é verdade, mas é difícil saber com antecedência o que os velhinhos da Academia (média de idade de 60 anos pra mais) escolheram. Imagine eles votando em suas preferências, quer viram ou não viram filme (sim, muitas vezes eles não viram), muitas vezes não vendo no cinema (recebem DVDs de cópias especiais que caem na rede inundando o mercado da pirataria) e ainda por cima lidando com o advento do voto pela internet, nesse ano de 2013.

Por causa dessas regras todas é que mais uma vez, não temos dez filmes concorrendo. Apenas nove obtiveram uma média mínima estabelecida pela Academia, na pré-seleção. Acho um absurdo que não tenhamos dez filmes bons no ano que mereçam concorrer nesta categoria, mesmo que percam para outros. Filmes de ação e comédia são preteridos na festa. Lançamentos como Prometheus, Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Vingadores, TED (sim, o TED poderia estar em alguma outra categoria, quem sabe efeitos ou melhor personagem - deveriam inventar essa categoria) são filmes esquecidos em 2012. Minha grande lástima é o francês Intocáveis, que pode não ser melhor que Amor, mas poderia sim estar na lista dos melhores filmes.

Mas o Oscar é a maior festa da indústria do cinema, onde os americanos bajulam a si mesmos, e a Academia tenta dar uma de liberal, democrática e moderninha. A intenção às vezes fica no meio do caminho, mal trabalhada e algumas soluções são ridículas. É óbvio que o Oscar não chega aos pés de uma premiação como Cannes ou Berlim, quando se fala no quesito qualidade e conteúdo. De qualquer maneira, a festa americana chama a atenção, atrai a audiência de televisão em todo o mundo, é alvo de fofoqueiros profissionais e críticos de moda, e é uma grande passarela para diretores, atores, atrizes, roteiristas e produtores que querem propagar sua imagem e garantir seus próximos de trabalho. Para muitas dessas estrelas, o compromisso de hoje à noite é de trabalho. Para alguns, prazeroso, para outros extremamente enfadonho e obrigatório. Ficou claro que Tommy Lee Jones, a julgar pelo jantar do Globo de Ouro, é um desses que vai de saco cheio. Woody Allen nunca foi a uma premiação. Marlon Brando ganhou e mandou uma índia em seu lugar.

Enfim, para se prever o que vai acontecer dentro do Dolby Theatre (ex-Kodak, que mudou de nome depois da falência), em Los Angeles, é realmente complicado. Até porque nossos gostos e impressões pessoais se misturam com a mentalidade dos acadêmicos. Sempre que me perguntam o que eu acho que vai dar, eu respondo: "uma coisa é o resultado que eu gostaria, outro é o que eu acho que a Academia vai premiar". Portanto não gosto de fazer previsões "sérias". Prefiro ficar na palpitagem, no achômetro....seguem aí minhas impressões! O ponto positivo é que esse ano deu pra ver todos os filmes da categoria principal e quase todos os restantes.  

Filme
Uma disputa de alto nível nesse ano. Todos filmes bem bons, acima da média e com conteúdo. Lincoln tem jeitão de filmão, daqueles que levam o Oscar. Poderia apostar que vai ganhar. Mas é possível que a Academia faça alguma compensação para Argo aqui, nesta categoria, já que Ben Affleck ficou de fora da categoria de diretor e acabou ganhando 90% dos prêmios da temporada. Outros dizem que a Academida não pode premiar um filme cujo diretor sequer foi indicado. Penso que não é necessário. Os diretores é que votam em diretores, então, pode haver sim raciocínio diferente para categorias diferentes. E sinceramente, acho que a Academia está se lixando pra isso, pode premiar Argo sem coerência alguma. Fora Lincoln, o restante não tem chance, a não ser por Amor, mas levando melhor filme estrangeiro, dificílimo que ganhe melhor filme.    

"A hora mais escura"
"Amor"
"Argo"
"As aventuras de Pi"
"Django livre"
"Indomável sonhadora"
"Lincoln"
"O lado bom da vida"
"Os Miseráveis"


Diretor

Sinceramente, não acho que Ben Affleck tivesse mesmo que entrar nesta lista. É recém seu terceiro longa, e há muito por vir. Até pouco tempo atrás era um ator bobalhão de filmes ruins e medianos. David O. Rusell também é um peixe fora d'água na lista. Gostei de O Vencedor e Três Reis, mas não é o caso. Acho interessante essa coisa de currículo, história, experiência. Um bom diretor não nasce da noite para o dia. Pra mim o cara tem que ser premiado pelo que ele é, e pelo filme em questão. Só um ou outro está errado.  Gosto muito do trabalho do Ang Lee na Aventuras de Pi. Daria a estatueta pra ele sem pestanejar, mas a Academia vai premiar certamente Steven Spielberg.


Ang Lee ("As aventuras de Pi")
Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
David O. Russell ("O lado bom da vida)
Michael Haneke ("Amor")
Steven Spielberg ("Lincoln")


Ator
Denzel Washington merece, por ter feito pela primeira vez em muitos anos um papel que é antítese do que tem feito: policial durão, de bom coração. Em O Vôo ele é bêbado, drogado, acusado de crime e só vive no meio de perdedores. Está muito bem. Mas quem vai ganhar é Daniel Day-Lewis. É o nome da vez. Os outros correm atrás, Hugh está na lanterna, pra mim o pior em cena em Os Miseráveis.

Bradley Cooper ("O lado bom da vida")
Daniel Day-Lewis ("Lincoln")
Denzel Washington ("Voo")
Hugh Jackman ("Os miseráveis")
Joaquin Phoenix ("O mestre")


Atriz
Há um tempo havia uma regra velada da Academia que as pessoas mais velhas ganhavam os prêmios, porque depois não dava para reparar injustiças. Por esta ótica, Emanuelle Riva é a vencedora e a garotinha Quvenzhané Wallis já foi premiada simplesmente por ter sido indicada. Mas essa regra não tem sido muito respeitada, e portanto Jennifer Lawrence, que já ganhou tudo que é prêmio pelo O Lado Bom da Vida, pode ser a vencedora. E a minha preferida.

Emmanuelle Riva ("Amor")
Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida")
Jessica Chastain ("A hora mais escura")
Naomi Watts ("O impossível")
Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora")

Ator coadjuvante
Só fera nesta categoria. Se a estatueta fosse sorteada, seria justo para quem caísse. Fiquei feliz por De Niro ter reabilitado sua carreira, porque ultimamente só estava fazendo coisinhas bem ruins....a bola da vez é Tommy Lee Jones, mas eu torço por Chistopher Waltz, pela segunda vez.

Alan Arkin ("Argo")
Christoph Waltz ("Django livre")
Philip Seymour-Hoffman ("O mestre")
Robert De Niro ("O lado bom da vida")
Tommy Lee Jones ("Lincoln")


Atriz coadjuvante
Torço por Helen Hunt, por ter topado a parada de fazer uma terapeuta iniciando sexualmente uma vítima de poliomelite, baseado em fatos reais. O povo torce por Anne Hathaway, mas acho que é só por aquela cena maravilhosa de "I Dreamed a Dream". E acho que vai acabar dando ela.

Amy Adams ("O mestre")
Anne Hathaway ("Os miseráveis")
Helen Hunt ("The sessions")
Jacki Weaver ("O lado bom da vida")
Sally Field ("Lincoln")

Filme estrangeiro
Não tem pra ninguém. É Haneke na cabeça. Os concorrentes são abaixo dele. O Amante da Rainha, fraco para estar aqui. O mais forte seria No, mas não adianta, vai dar Amor.  

"Amor" (Áustria)
"Kon-tiki" (Noruega)
"No" (Chile)
"O amante da rainha" (Dinamarca)
"War witch" (Canadá)

Roteiro original
Bons concorrentes. A história do Vôo é ótima, e A Hora Mais Escura é extremamente especulativo e provocativo, um verdadeiro roteiro jornalístico. Mas Tarantino se esmerou em Django, e acho que a Academia embarca nessa minha preferência.

John Gatins ("Voo")
Mark Boal ("A hora mais escura")
Michael Haneke ("Amor")
Quentin Tarantino ("Django livre")
Wes Anderson e Roman Coppola ("Moonrise kingdom")


Roteiro adaptado
Também, adaptações muito boas. Eu poderia premiar Argo, mas O Lado do Bom da Vida pode ganhar aqui seu único prêmio, se a Jennifer Lawrence não levar atriz. Russell já ganhou vários prêmios recentes pelo roteiro deste filme.

Chris Terrio ("Argo")
David Magee ("As aventuras de Pi")
David O. Russell ("O lado bom da vida")
Lucy Alibar e Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora")
Tony Kushner ("Lincoln")

Animação
Difícil de apostar: os concorrentes não são grande coisa, pois a safra de animações não está lá grande coisa. Detona Ralph foi uma decepção, esperava mais. Valente é divertido, mas não é nem sombra do que já foi feito pela Disney Pixar. Eu gostaria que a Academia premiasse Tim Burton, pois Frankenweenie é um pequena jóia.  

"Detona Ralph"
"Frankenweenie"
"ParaNorman"
"Piratas pirados!"
"Valente"


Fotografia
Merecido se ficar nas mãos de Aventuras de Pi.

"Anna Karenina"
"As aventuras de Pi"
"Django livre"
"Lincoln"
"007 – Operação Skyfall"

Edição
Argo pode ganhar, mas A Hora mais Escura segue de perto.

"Argo"
"A vida de Pi"
"A hora mais escura"
"Lincoln"
"O lado bom da vida"

Figurino
Temos pesos pesado nesta categoria, mas deve ficar entre Anna Karenina e Lincoln.

"Anna Karenina"
"Os miseráveis"
"Lincoln"
"Espelho, espelho meu"
"Branca de Neve e o caçador"

Design de produção
A categoria que mudou de nome. Se eu raciocinar como uma direção de arte, gostaria que o Pi ganhasse, mas pode cair de novo, para Anna Karenina ou Lincoln.

"Anna Karenina"
"O hobbit: Uma jornada inesperada"
"Os miseráveis"
"A vida de Pi"
"Lincoln"

Trilha sonora original
Todo mundo de alto nível. Fica com Mychael Danna (Pi) ou John Williams, o mestre (Lincoln).

Dario Marianelli ("Anna Karenina")
Alexandre Desplat ("Argo")
Mychael Danna ("As aventuras de Pi")
John Williams ("Lincoln")
Thomas Newman ("007 – Operação Skyfall")

Canção original
Pra variar, as músicas são fracas, chatas e ruins. Vamos dormir em algumas delas. A música do TED é engraçadinha, e jamais ganhará. A música do documentário Chasing Ice, é bem bonita, mas depressiva... vamos de Adele, que estaremos muuuuuuuito bem.

"Before my time", de "Chasing ice" – J. Ralph (música e letra)
"Everybody needs a best friend", de "Ted" – Walter Murphy (música) e Seth MacFarlane (letra)
"Pi's lullaby", de "As aventuras de Pi" – Mychael Danna (música) e Bombay Jayashri (letra)
"Skyfall", de "007 - Operação Skyfall" – Adele (música e letra)
"Suddenly", de "Os miseráveis" – Claude-Michel Schönberg (música), Herbert Kretzmer (letra) e Alain
Boublil (letra)

Efeitos visuais
A Academia dificilmente premiará filmes computadorizados por demais. Então provavelmente ficará com o Pi.

"O hobbit: Uma jornada inesperada"
"As aventuras de Pi"
"Os vingadores"
"Prometheus"
"Branca de Neve e o caçador"

Edição de som
Gostei muito do som de Django, me chamou a atenção no filme. Gostaria de premiar. Mas A Hora mais Escura também é forte páreo.

"Argo"
"Django livre"
"As aventuras de Pi"
"A hora mais escura"
"007 – Operação Skyfall"

Mixagem de som
Argo ou quem sabe o 007? A Academia bem que podia ser um pouquinho pop.

"Argo"
"Os miseráveis"
"As aventuras de Pi"
"Lincoln"
"007 – Operação Skyfall"

Maquiagem e cabelo
Hitchcock merecidíssimo!

"Hitchcock"
"Os miseráveis"
"O hobbit: Uma jornada inesperada"

As outras categorias que não estão aqui não vimos os filmes para poder opinar. Apenas assisti o curta animado "Maggie Simpson in 'The Longest Daycare'", muito bacana. Poderia até ganhar, mas não sei da qualidade do resto.

Quero ressaltar que este ano as temáticas dos filmes está muito depressiva. Chamou minha atenção como temos filmes longos, pesados, alguns difíceis, mas quase todos com temas muito tristes e baixo astral. Alguns personagens como os dois centrais de O Lado Bom da Vida beiram a loucura. Isso não impediu a qualidade dos concorrentes, como já citei. Mas comparando com o ano passado, por exemplo, tínhamos alguns longas alegres, pra cima, com enredos extremamente positivos. Os Descendentes (mesmo com história triste era divertido), A Invenção de Hugo Cabret, Cavalo de Guerra, O Artista e Meia-Noite em Paris concorreram nesta categoria principal e não tem nada depressivo. Será que é a onda?

Acompanhem nossos pitacos a partir das 22h de hoje no twitter do @cenadecinema, com cobertura online do Oscar 2013! (Clique aqui para acessar e seguir o Cena de Cinema no twitter)

Comentários