Série Divas - Jennifer Lawrence

A primeira vez que ela chamou a atenção do público foi no longa Inverno da Alma, de 2010, indicado ao Oscar. Um filme pobre, sofrido, mas com atuações memoráveis, principalmente dessa garota que já tinha feito algumas pontas em séries televisivas como "Monk" e "Arquivo Morto". Jennifer Lawrence mostrava, aos 20 aninhos, que era grande atriz e tinha uma longa carreira pela frente que deveria ser respeitada. Tanto que foi indicada ao Oscar como melhor atriz naquele ano, competindo com gente como Nicole Kidman, Michelle Williams e Natalie Portman, a vencedora. Antes disso, três longas em 2008: num deles, também já mostrava sua "senda de vitórias": a norte-americana ganhou o troféu Marcello Mastroianni - destinado a jovens atores - no Festival de Veneza, por sua performance em Vidas que se Cruzam, de Guillermo Arriaga, onde atuou ao lado de Kim Basinger e Charlize Theron. Depois do sucesso de crítica de Inverno da Alma, mais um ou dois filmes para pagar as contas, e a chance de atuar ao lado de Mel Gibson e Jodie Foster, sendo dirigida por esta segunda, no "diferente" Um Novo Despertar. O cachê melhorou muito em 2011, quando encarnou a Mystique de X-Men - Primeira Classe, um sucesso de público, mas que obviamente não mostrou um décimo de seu potencial interpretativo. Como todos em Hollywood, Jennifer tem que oscilar entre filmes comerciais de grande bilheteria e outros mais densos, artísticos, onde o ator se revela, se entrega e se realiza. É bem provável que seja esse o caso dessa garota nascida no estado de Kentucky.

Com rosto angelical mas que pode encarnar um demônio furioso, como nos mostra em seus filmes, Jennifer Shrade Lawrence selou sua popularidade em 2012, ao encarnar Katniss em Jogos Vorazes, um sucesso instantâneo, cuja continuação (com ela) já está em filmagem. Seus papéis vão mostrando que de bibelô ela não tem nada e faz mais o estilo mulher corajosa, que afronta seus medos, desafios...e os homens por perto. Nesse meio tempo ela foi cogitada para viver o papel de Bella, na famosa série Crepúsculo, mas não deu certo sabe-se lá porquê. Mas nada foi fácil assim, esse brio não saiu fácil, da vida para a cena. Ela mesmo se disse um pouco intimidada de viver a heroína de Hunger Games. Por pouco não desistiu da produção.


E a garota se tornou um mulherão. Sob as luzes dos holofotes, começou a chamar mais a atenção ainda, especialmente pelo modo como administrou sua carreira, com discrição e a escolha de bons filmes. Um misto de sensualidade, elegância e cuidado com sua própria imagem. Mas uma usina para trabalhar. Em 2012, três filmes novamente. No ano passado, quase ninguém viu o terror A Última Casa da Rua, pois agora só se fala em seu maior desempenho até o momento: a viúva estressada, sexy, ninfomaníaca e meio desequilibrada de O Lado Bom da Vida, uma das grandes surpresas da temporada. No filme, indicado ao Oscar 2013, além dela, todos os principais atores estão indicados, além da direção, do roteiro e de outras categorias, num total de oito nominações! Ao lado de sua personagem, Tiffany, está um surpreendente e bem dirigido Bradley Cooper, e ainda Robert de Niro e Jacki Weaver, também indicados respectivamente como ator e atriz coajuvantes. O longa é o primeiro desde 1982 a conseguir indicações em todas as quatro categorias de atuação e o primeiro desde Menina de Ouro (2004) a obter indicações nas cinco principais categorias (Melhor Filme, Ator, Atriz, Diretor e Roteiro). O sucesso é tanto que o diretor  David O. Russel vai trabalhar novamente com a dupla de atores em American Bullshit, uma produção retrata a Abscam, uma entidade de investigação do FBI que levou à renúncia congressistas norte-americanos na década de 1970. O filme só chega aos cinemas em 2014 e também contará com Amy Adams, Jeremy Renner e Christian Bale (que também já trabalhou com Russeel no O Vencedor, em 2010).


Jennifer nasceu e foi criada em Louisville, Kentucky. Filha de Karen e Gary Lawrence, sua mãe administrava um acampamento para crianças e seu pai já foi dono de uma empresa de construção de concreto, chamada Lawrence & Associates. Quando ela era pequena ela já atuava em peças da igreja, e por volta dos 14 anos, decidiu que iria seguir a carreira de atriz. Convenceu seus pais a levá-la para Nova Iorque, onde eles poderiam encontrar um agente. E apesar de não ter tido nenhum treinamento anterior, recebeu elogios da agencia que fez o teste. Para conseguir seguir a carreira de atriz, se formou dois anos antes na escola (fonte: Wikkipedia).

    

Ela só recebe elogios por sua atuação em O Lado Bom da Vida: Richard Corliss da Time, disse que "a razão para ficar na sala de cinema é Lawrence." Já Peter Travers da Rolling Stone cita que "Lawrence é uma espécie de milagre. Ela é rude, suja, engraçado, boca suja, descuidada, sexy, vibrante e vulnerável, às vezes todos na mesma cena, no mesmo fôlego. Nenhuma lista de candidatos ao Oscar de melhor atriz estaria completa sem o eletrizante nome de Lawrence na liderança". De fato, Jennifer é forte candidata à estatueta desse ano. Já ganhou tudo que foi prêmio com este novo filme. Festivais regionais, prêmios da crítica, do público e os mais importantes, como o SAG Awards e o Globo de Ouro, ela já tem. Resta o Oscar, onde ela pode não ganhar apenas pela presença ali de Emanuelle Riva, de Amor, que já está em avançada idade e também desempenha um papel brilhante no filme de Micheel Haneke. Pela lógica, seria Jennifer. Mas o fato da concorrente ser mais velha, e Haneke estar sendo também muito festejado, a vitória é incerta.




Mas a vida não vai parar no Oscar para Lawrence. No ano passado ela já substituiu ninguém menos do que Angelina Jolie no thriller da diretora Susanne Bier, The Falling, baseado no livro de Ron Rash. Também já está envolvidíssima com o Hunger Games 2, que está programado para ser lançado em 22 de novembro de 2013. Desde outubro de 2012, ela foi anunciada como o novo rosto da Dior - o que não é pouco para a indústria da moda e das artes. E ainda, ela foi classificada em primeiro lugar na lista de AskMen entre "99 mulheres mais desejadas de 2013". E é o que esta página tenta mostrar um pouco, nessa simples homenagem à Jen. Clique nas fotos para ver se concorda com a pesquisa.









Comentários