Palestra "LUZ, CÂMERA EM AÇÃO" no EGESCON 2017

Um dos meus próximos eventos é estar na quinta edição do EGESCON, grande encontro organizado pelo SESCON - Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas do estado do Rio Grande do Sul. O tema deste evento é o ESPETÁCULO DA GESTÃO, e é um pouco disso que falarei na minha apresentação. LUZ, CÂMERA, EQUIPE EM AÇÃO. Desde 2014 desenvolvi essa palestra diferente, recheada de referências cinematográficas, que dão lições de vida sobre gestão, liderança, trabalho em equipe, comunicação, motivação e inovação. Cenas de filmes analisadas com interatividade, bom humor e sensibilidade.

Tenho trabalhado cada vez mais o tema da GESTÃO POSITIVA e da COMUNICAÇÃO POSITIVA, ajudando as pessoas a gerarem e consumirem mais boas notícias, invertendo a espiral negativa em que vivemos no momento. Faço essa provocação para motivar na hora da crise, despertando novas idéias e foco na busca de metas.

Leia abaixo um pouco do meu conteúdo que levo na palestra LUZ, CÂMERA, EQUIPE EM AÇÃO, que apresentarei na próxima edição do EGESCON, em Porto Alegre, no dia 14 de junho, às 13h30, em entrevista que concedi à revista do SESCON:

Você sabia que o cinema pode servir de exemplo para novas práticas no ambiente de trabalho? O
diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes e expert da “nobre arte”, Renato Martins, vai falar sobre isso no 5º EGESCON (www.egescon.com.br). Confira abaixo a entrevista com ele:

SESCON-RS – Qual a mensagem que a palestra Luz, Câmera, Equipe em Ação irá trazer para o público do 5º EGESCON? 

RENATO MARTINS – Quero levar a mensagem de que realizar as coisas com bom humor, olhar positivo e visão otimista é sempre melhor e mais produtivo do que se agarrar à conceitos negativos e antigos. Respeitar os princípios básicos da gestão, adicionando um estilo pessoal e construtivo na liderança de equipes pode trazer muito mais resultados do que se imagina. Isso melhora processos e pessoas. E para isso, uso trechos de clássicos do cinema como exemplo.
Também acredito e quero que as pessoas se empolguem em buscar seu foco de seu propósito no trabalho. Que achem prazer nas coisas que fazem. Se nossa rotina nos impõe problemas e obstáculos, porque piorar ainda mais com pessimismo e negatividade? Vamos olhar pra frente e ver o que pode ser construído, em vez de ficar reclamando e lamentando o passado. Vamos mudar a frequência?

SESCON-RS – O cenário político, econômico e social brasileiro vive momentos turbulentos. É 
possível promover a alteração desse paradigma, a partir de mudanças comportamentais em cada indivíduo? Como? 

RENATO MARTINS – Não é só possível como necessário. Deixar se abater pela crise só vai levar para o último lugar da lista. Sua equipe vai se desmotivar, você vai perder parcerias vitais e seu negócio vai parar no tempo. A crise dá oportunidades para buscar alternativas, dar vazão à criatividade, e descobrir muitas coisas diferentes e construtivas. Talentos e competências ocultas podem nascer durante um tempo de crise. Ao deixar a crise tomar conta de si, o líder enfraquece e afeta o rendimento de sua equipe. Acreditar que pode virar o jogo é vital para a sua sobrevivência.

SESCON-RS –    É preciso agir positivamente. Como o empresário pode trabalhar essa questão junto aos seus colaboradores, na rotina de seus negócios? 

RENATO MARTINS – Acreditando nessa ideia. Acreditando que o poder do pensamento positivo pode mudar as coisas. Acreditando que isso não é filosofia, religião ou credo. É científico. Quando você reverte a espiral do negativo para o positivo, você muda a vibração do ambiente, a equipe melhora em sua produtividade e as coisas começam a acontecer. Inspirar seus liderados é fundamental. Dar exemplos. Agir com ética e determinação, acreditando em seu propósito de vida – ou de trabalho. Ou as duas coisas.  

SESCON-RS –   Mesmo sendo uma arte ficcional, o cinema em dados momentos também retrata passagens reais do cotidiano. Na tua opinião, a atual safra de filmes tem proposito? Passam mensagens e conteúdos positivos? 

RENATO MARTINS – O cinema nos faz sonhar e nos dá prazer ao concretizar uma série de fantasias. Nos provoca prazer e riso, emoção e até medo. Por isso é mágico. Assistimos filmes porque sabemos que, às vezes, o final será feliz. Quando o filme é mais real, nos ajuda a entender e refletir em cima do que acontece com nossas vidas. Para mim, os grandes clássicos têm muito conteúdo emblemático e que dão lição de vida. Depois deles, a safra dos anos 80 nos oferece também grandes cenas de cinema. Em minhas palestras ainda uso filmes dos anos 90 e 2000. Infelizmente, tenho procurado algo mais recente e não tenho encontrado. Parece que o cinema internacional entrou num marasmo muito grande e não nos oferece grandes conteúdos para permanecerem em nossas memórias. Há exceções, obviamente, mas não se comparam aos grandes filmes do século passado.  

Acesse o site do 5º Egescon para saber mais e inscrever-se no evento que acontece nos dias 13 e 14 de junho.

Comentários