Gramado terá ciclofaixa turística

Clique para ampliar
Uma antiga reivindicação de ciclistas, turistas, moradores, ambientalistas e urbanistas: que a cidade mais conhecida da serra gaúcha, Gramado, tivesse um caminho próprio para os ciclistas. Seguindo uma tendência de grandes cidades brasileiras, como Rio, São Paulo e Porto Alegre, e da tendência internacional de valorização da bicicleta como em Amsterdam e Paris, Gramado ganhará a sua primeira ciclofaixa nas próximas semanas. As adequações - rápidas e simples - para a instalação do percurso começam ainda em dezembro.

A ideia é destinar, dentro do plano de mobilidade urbana da cidade, um primeiro trecho de um local seguro para a comunidade gramadense e para os turistas poderem exercer a prática do ciclismo. 
O bairro Planalto foi escolhido para receber o projeto por conta da sua topografia favorável e por não possuir um trânsito muito intenso de automóveis. O trajeto será de três quilômetros e vai interligar pontos turísticos como o Lago Negro, Lago Joaquina Rita Bier e Carrieri.

As ruas da ciclofaixa receberão pintura específica e sinalização viária vertical e horizontal com placas e tachões. Além disso, folders educativos serão distribuídos para a comunidade e placas de orientação durante o trajeto auxiliarão a conscientização e o incentivo ao ciclismo. A comunidade participou desta construção, tais como os incentivadores do ciclismo, como a turismóloga Tela Tomazeli e o corretor de imóveis Potyguara Castilhos Ferraz, que participaram de reuniões de planejamento com o Executivo.
O secretário de Trânsito, Luiz Quevedo, planeja novos passos do projeto, trazendo possivelmente apoiadores para instalação de estações de aluguel de bicicletas, incentivando o turismo esportivo e, ao mesmo tempo, auxiliando em questões de mobilidade urbana.

O percurso inicia no Joaquina Rita Bier, seguindo pelas ruas Reinaldo Bertoluci, Pedro Candiago, Demetrio Pereira dos Santos, Bruno Ernesto Riegel até chegar no Carrieri, onde o ciclista pode contornar o local. Em seguida, passa pela Rua da Juventude até o Lago Negro. O caminho de volta contempla as vias Juventude, Bruno Ernesto Riegel, João Alfredo Schenider, F. G. Bier, até retornar ao Joaquina (CLIQUE NA FOTO). 

Entenda o trajeto:
Pontos azuis: Será instalada uma ciclofaixa. Nestes locais, as ruas serão divididas com tachões, separando os veículos dos ciclistas;
Pontos amarelos: Será instalada uma ciclovia, ou seja, o ciclista não divide a via nem com carros nem com pedestres;
Pontos verdes: Os ciclistas realizarão o trajeto pela calçada, compartilhando o local com pedestres. A preferência será dos pedestres;
Pontos vermelhos: O trajeto será compartilhado entre carros e ciclistas. Neste caso, a prioridade será dos ciclistas.

Comentários