Réveillon: festa da virada com fogos de artifício cada vez mais sem ruído

Prefeituras de cidades brasileiras como Porto Alegre, Vitória e São Paulo anunciaram festas da virada
do ano utilizando fogos sem estampido. Várias cidades já adotaram essa sistemática desde o ano passado. Em Porto Alegre, são esperadas 150 mil pessoas para comemorar a chegada de 2020 na Orla Moacyr Scliar, às margens do Rio Guaíba. Haverá shows musicais da Escola Imperadores do Samba, Casa Ramil e os fogos com redução de ruído, sem estampido, com destaque para os efeitos luminosos, da mesma forma que ocorreu no ano passado. Os fogos ficarão em uma balsa que será ancorada a 360 metros da margem do Guaíba, e serão disparados durante cerca de 10 minutos com trilha criada pela DJ Letícia Sartoretto. A capital e diversas outras cidades gaúchas cumprem Lei Estadual que determina a proibição no Rio Grande do Sul do uso de fogos de estampidos e de artifício com ruído que ultrapassem os 100 decibéis a uma distância de 100 metros de sua soltura.

Essa medida tem como objetivo evitar o mal-estar que o estampido provoca em idosos, crianças, animais domésticos e pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Serão usados na comemoração de virada de ano produtos apenas com efeitos visuais, sem estampido, que produzem som de baixa intensidade.

O réveillon na Avenida Paulista, em São Paulo, terá shows dos sertanejos Marcos e Belutti, do cantor Lulu Santos, da dupla Anavitória e do grupo de axé Chiclete com Banana. A escola de samba Rosas de Ouro também participará do encerramento do evento. As atrações começam às 18h no palco com 16 x 20 metros montado entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, virado para o sentido Paraíso. Pelo segundo ano seguido, a queima de fogos será silenciosa, obedecendo à lei municipal sancionada em 2018. Serão utilizadas três toneladas de fogos para os dez minutos de duração do espetáculo de luzes.

O espetáculo de fogos de artifício já levanta discussões há algum tempo. Algumas cidades brasileiras, como Florianópolis, optaram pelos fogos de pouco ruído para o réveillon 2020. Conhecidos popularmente como fogos silenciosos, por terem um som mais baixo do que o convencional, a novidade também foi adotada por Vitória para iluminar a festa de virada deste ano. Essa alternativa já foi adotada por cidades da Itália, além de Campos do Jordão (SP) e Poços de Caldas (MG) no réveillon do ano passado. Na Grande Vitória, a iniciativa vai ser adotada pela primeira vez este ano pela Prefeitura de Vitória.

A empresa que vai realizar o serviço de fogos silenciosos em Vitória é de Curitiba, no Paraná. Para entender melhor como é a  diferença entre os de baixo, médio e alto ruído, o jornal A Gazeta convidou uma empresa capixaba para fazer uma simulação. É importante lembrar que não significa que os fogos do réveillon de Vitória serão como os mostrados no vídeo abaixo, mas sim uma demonstração para que tenhamos ideia de como os fogos funcionam e suas diferenças.


Comentários