Programadores criam de graça site que custaria 16 milhões de Euros para o governo Tcheco

Mais de 300 programadores da República Tcheca responderam ao apelo feito nas redes sociais: na
última semana de janeiro, cerca de 60 técnicos de  informática se reuniram num escritório do governo para criar de graça uma plataforma que custaria 16 milhões de euros aos cofres públicos.O serviço online seria para a venda de autorizações eletrônicas de viagem para rodovias com pedágio, num contrato que incluía o desenvolvimento de uma loja online e dois aplicativos para iOS e Android. O estado pagaria a quantia milionária e o serviço  demoraria quatro anos para ser concluído, realizado por um fornecedor escolhido sem concurso público.

O programador Tomas Vondracek (foto) chamou a proposta de "absurda" e mobilizou a comunidade de TI. Prometeu que esse mesmo trabalho poderia ser feito em alguns dias. O primeiro-ministro tcheco Andrei Babish disse que estava chocado: os voluntários desenvolveram tudo o que foi solicitado em apenas 22 horas de trabalho.

O site entrou em teste e no primeiro dia foi visitado por mais de 175 mil pessoas que inclusive fizeram as compras necessárias, de forma simbólica. Mas quem quisesse, poderia pagar de verdade, e o dinheiro arrecadado iria para organizações de sem-teto do país.

O governo tcheco inicialmente se ofereceu para pagar pelo sistema, mas depois aceitou o presente, como preferiram os programadores. Agora o Ministério dos Transportes vai fazer uma licitação para escolher uma empresa que implante o sistema ainda este ano. Vondraček estimou que esse serviço deve ter um valor de apenas 25% do valor inicial e informou que sua empresa não participará do novo edital.

O ministro dos Transportes tcheco, Vladimir Kremlik, foi demitido.

Comentários