Quarentena na pandemia reduz gastos pessoais e poluição na sociedade

Não há como negar: alguns efeitos positivos são visíveis durante esta pandemia. Entre piadas e memes, os brasileiros já estão relatando nas redes sociais suas impressões otimistas sobre o momento de isolamento social. Um deles, que é evidente e palpável, é a economia financeira. Como muita gente depende de trabalhar para ganhar dinheiro, é óbvio que o orçamento aperta, e portanto, se gasta menos. Mas os estudiosos em finanças pessoais apontam que a quarentena estimula menos compras, pois não se passeia na frente das vitrines dos shoppings, não se faz refeições na rua e nem compramos aquela roupa ou presentinho que acha que está merecendo. Os serviços de tele-entrega, sim, que estão funcionando bastante e chegaram a aumentar em 300% em alguns lugares do país, principalmente na área de alimentação e medicamentos.

Outro ponto forte de benefício para a sociedade é a redução da poluição. Marshall Burke, pesquisador da Universidade de Stanford, nos EUA, analisou a relação do ar mais limpo com a redução da morte prematura de pessoas no país em que surgiu o vírus, a China. Lá, segundo o estudo, mais de 50 mil pessoas foram poupadas de uma morte prematura, por causa da melhora da qualidade do ar. E o mais interessante: esse número é maior que a quantidade de pessoas que morreram diretamente em razão do coronavírus até agora. Burke revela que imagens impressionantes de satélites da Nasa mostram grande redução da poluição do ar na China entre janeiro e fevereiro. O efeito positivo maior, segundo o pesquisador, ocorreu em Wuhan, onde aconteceu o primeiro caso confirmado do coronavírus.

No Brasil, os especialistas apontam que o isolamento trouxe também a diminuição da emissão de poluentes à atmosfera e, por consequência, uma maior visibilidade do céu. Segundo o climatologista e astrônomo Rodolfo Bonafim, o fenômeno acontece por vários motivos, mas a redução do transporte coletivo e o menor trânsito de veículos nas ruas é decisiva na emissão de poluentes na atmosfera, deixando o céu fica ainda mais limpo e visível, principalmente a noite.

O professor de física Waldir Paschoal diz que o fenômeno possibilita que mais estrelas possam ser observadas e que a chegada do outono, sem tanta umidade, permite uma melhor condição para enxergar céu. Pois a temperatura média da estação faz com que a agitação das partículas de água na atmosfera diminua, aumentando a visibilidade.

TEM MAIS NOTÍCIAS BOAS NA NOSSA FANPAGE DO ATITUDE POSITIVA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI PARA CURTIR A NOSSA PÁGINA E FICAR ATUALIZADO! E #FIQUEEMCASA!





Comentários