Após declínio da curva, surgem sinais de retomada na Europa

A notícia é boa pra todo mundo, menos pro Brasil. Mas é uma boa notícia. Informações científicas de fontes respeitadas como a Universidade Johns Hopkins e o site Worldometers já estão mostrando claramente uma tendência mundial: os números da Covid-19 estão caindo, e a projeção é que a pandemia chegue ao fim em torno de um mês, com exceção o Brasil e mais três países: Estados Unidos, Rússia e Arábia Saudita.

Já passamos dos cinco milhões e meio de casos da doença no mundo, e a América do Sul se tornou o novo o epicentro do coronavírus no planeta. O Brasil já é o segundo em número de casos, então, todo cuidado é pouco. Mas a amenização das estatísticas, principalmente na Europa, indicam os primeiros sinais de retomada. 


A Alemanha retomou seu campeonato de futebol no dia 16 de maio, com portões fechados, e se tornou um grande teste mundial para o reinício de atividades esportivas. A chanceler Angela Merkel disse que com a curva de casos em queda, a "Alemanha agora está em condições de reabrir a maior parte dos setores da economia e da sociedade. Podemos nos permitir um pouco de audácia."

A Liga Portuguesa de Futebol marcou o retorno das partidas também com portões fechados para o próximo dia 3 de junho. A França reabriu o comércio e cerca de 40 mil escolas infantis neste mês, e teve que voltar atrás em 70 delas, por causa da incidência de Covid. Mas, mesmo assim, a maioria dos estabelecimentos voltou ao normal.

E a Espanha, mesmo sendo o país europeu com o maior número de casos, retoma a rotina gradualmente e anunciou neste fim de semana a reabertura das fronteiras para turistas a partir do mês de julho, e conforme informou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, bares e restaurantes em Madri e Barcelona podem reabrir nesta semana em calçadas e terraços com metade da capacidade. As igrejas também podem abrir suas portas e as pessoas estão livres para viajar por sua própria província. Sempre com muito cuidado, segundo as autoridades: o ministro da Saúde, Salvador Illa, pediu aos cidadãos que ajam com responsabilidade: "cada passo que damos precisa ser seguro".

Os pesquisadores confirmam que os casos de pneumonia ligados à Covid-19 e as mortes decorrentes do vírus estão diminuindo em números absolutos. Os especialistas acreditam que, caso não haja um forte avanço, a pandemia pode terminar em um mês.

Com informações do UOL, NCS, G1 e Worldometers.
 

TEM MAIS NOTÍCIAS BOAS FANPAGE DA REDE #ATITUDEPOSITIVA. AQUI NO NOSSO SITE TAMBÉM TEM O LINK PARA TODAS AS NOSSAS REDES SOCIAIS. SE PUDER, #FIQUEEMCASA, SE PRECISAR SAIR, USE MÁSCARA!

Comentários