Grupo de jornalistas combate Fake News no Brasil: confira sites especializados

Jornalista, atualmente, passa mais tempo desmentido notícia falsa do que produzindo conteúdo novo. A pandemia trouxe, mais uma nova guerra de informações no mundo inteiro, e no Brasil não está sendo diferente. Todos os dias, pelo Whats App, a gente recebe uma mensagem sobre um tratamento inovador, remédio que está sendo testado ou um grupo de médicos que está testando alguma coisa noutro país. Saber se essas manchetes procedem é o maior desafio no momento. O Projeto Comprova, coletivo de jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação do país, trabalham diariamente para elucidar essas questões. Isso já foi feito nas eleições passadas, quando o índice de fakenews chegou a 90% de tudo o que foi checado pelo grupo.


Esclarecer a fonte e evitar que as pessoas distribuam essa desinformação é um trabalho essencial: muitas vezes o áudio ou a foto que recebemos no celular estão alterados digitalmente, modificando o significado original. Em outros casos, o conteúdo falso é criado deliberadamente. Ou então, uma notícia antiga ou tirada de seu contexto também podem ser usados para prejudicar ou atingir algo ou alguém. 

Outras iniciativas do jornalismo verificador são a Agência Lupa, criado em 2015 e que se apresenta como a primeira agência de "fact-checking" do Brasil, os sites BOATOS.ORG criado em 2013  E FARSAS que esclarece as mentiras da internet desde 2002 e o Check - Detector de Fake News, uma plataforma criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos para checar narrativas falsas. Esses são apenas alguns exemplos, pois esse segmento do jornalismo está crescendo, pois as pessoas precisam cada vez mais de filtros.

Comprovadamente, o Whats App é a ferramenta mais utilizada para disseminar notícias falsas, e os grupos de família normalmente são aqueles que mais onde mais circulam as mensagens enganosas. Segundo um levantamento anual da agência Reuters, o Brasil é o terceiro país em divulgação de fake news, numa lista que é liderada pela Turquia e México. O relatório ouviu 74 mil pessoas em 37 países diferentes.

Conheça alguns sites que fazem checagens de notícias no Brasil:

https://www.e-farsas.com/








Confira o vídeo com a primeira edição do FÓRUM ATITUDE POSITIVA ONLINE, nova atração da Rede #AtitudePositiva e que reuniu no dia 11 de maio jornalistas de três capitais do país para discutir jornalismo na pandemia e o combate à desinformação:
   
     


      

Comentários