Tecnologia a serviço da sociedade em tempos de Coronavírus

Quem não gostava de computador ou telefones complicados, já mudou de ideia durante a quarentena. Teve que superar seus preconceitos e começar a usar a tecnologia - e tudo de bom que ela oferece. Foi uma explosão de ferramentas disponibilizadas gratuitamente nos últimos dois meses, por gigantes da área como Google, Microsoft, Apple e tantas outras que entregam ao público ferramentas para facilitar o trabalho e a comunicação de empreendedores, professores e alunos, artistas, empresas, gestores públicos e privados, médicos, advogados e profissionais liberais em geral.

Na área da saúde, por exemplo, o mapeamento do Covid-19 se tornou mais rápido e preciso com a ajuda de aplicativos e sites que monitoram a doença em tempo real, região por região, seja qual for o lugar do mundo. O acompanhamento da curva de casos e mortes é feito por mecanismos atestados pela tecnologia e muito bem aproveitado por cientistas e médicos em todo o planeta. Até mesmo a lotação dos leitos de UTI no Brasil é monitorada por simples ferramentas tecnológicas.


Também no segmento educacional, escolas e universidades conseguiram manter vivos os seus anos letivos graças a portais já existentes para a educação à distância, mas que agora estão sendo mais testados e utilizados em grau máximo. As aulas virtuais amenizam a falta da presença do professor junto de seus alunos, mas a interação continua, com a continuidade da disseminação do conhecimento e portanto a manutenção do ano letivo, pelo menos em parte.

Para quem conseguiu se adaptar ao chamado home-office, ou já atuava nele, as opções também se multiplicaram: aplicativos que antes que eram cobrados estão disponíveis na internet gratuitamente, facilitando a organização e a conexão de pequenos e médios empreendedores com seus clientes, auxiliando na garantia de contratos remotos.   

Já na tele-comunicação a população registra o maior crescimento e evolução no uso dos equipamentos: pessoas do mundo todo se conectam para chamadas de áudio, vídeo e conferências com duas, cinco, dez, até 100 participantes através de softwares disponibilizados em versões sem custo. Além dos tradicionais Skype, Zoom e o próprio Whats App, o Facebook e o Google se readaptaram e resolveram oferecer novas ferramentas gratuitas e com mais recursos.

Saiba mais o que a tecnologia está fazendo em meio a pandemia acessando estes links:

https://exame.abril.com.br/tecnologia/o-que-as-empresas-de-tecnologia-estao-fazendo-diante-do-coronavirus/

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/03/coronavirus-conheca-oito-tecnologias-que-ajudam-no-combate-a-covid-19.ghtml

https://oglobo.globo.com/analitico/como-tecnologia-digital-pode-ajudar-no-combate-ao-coronavirus-1-24310939

https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/coronavirus-como-a-tecnologia-e-usada-para-combater-a-pandemia/98006

https://blog.lyceum.com.br/covid-19-na-educacao/

https://canaltech.com.br/carreira/como-as-escolas-estao-usando-tecnologia-para-enfrentar-o-coronavirus/

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/03/26/sebrae-cria-site-com-dicas-gratuitas-para-empreendedores-enfrentarem-crise-do-coronavirus-no-rj.ghtml

https://cidadeverde.com/coronavirus/106697/prefeito-lanca-plataforma-para-ajudar-empreendedores-em-meio-a-crise-nesta-sexta-1

https://www.consumidormoderno.com.br/2020/04/01/atendimento-home-office/

https://inteligencia.rockcontent.com/home-office-coronavirus/

https://exame.abril.com.br/carreira/precisa-fazer-home-office-por-causa-do-coronavirus-confira-as-dicas/

https://computerworld.com.br/2020/03/17/coronavirus-mais-de-130-empresas-de-tecnologia-adotam-trabalho-remoto-e-ferramentas/

TEM MAIS NOTÍCIAS BOAS NA NOSSA FANPAGE DO ATITUDE POSITIVA NO FACEBOOK. CLIQUE AQUI PARA CURTIR A NOSSA PÁGINA E FICAR ATUALIZADO! E #FIQUEEMCASA!            

Comentários