O mundo ensaia a retomada: alguns países já decretam o fim da pandemia

A Eslovênia foi o primeiro país da Europa a declarar o fim do coronavírus: com dois milhões de habitantes, vizinha da Áustria e da Itália, foram registradas 103 mortes e 1500 casos.  de contaminação do novo coronavírus; nas últimas duas semanas, registraram sete infecções por dia. Em quarentena desde 12 de março, o primeiro-ministro Janez Jansa justificou que "a Eslovênia controlou a epidemia e hoje tem a melhor situação clínica na Europa" em relação à Covid-19. As fronteiras do país serão reabertas, inclusive as da Croácia e Hungria. Cidadãos europeus podem circular livremente. Outros viajantes terão que fazer um isolamento de sete dias ao ingressar no país. 

Já mais ao norte, entre a Suécia e a Rússia, a Finlândia também anunciou que o coronavírus está controlado. Isso também porque os finlandeses estavam muito bem preparados para vencer a pandemia: o país sempre olhou muito para as tragédias que os outros não querem ver. A Finlândia tem planos de emergência para incêndios, enchentes, até mesmo bomba nuclear e pandemias, como essa. Portanto, está colhendo frutos desse planejamento. 

Outros países que ensaiam a volta à normalidade: o Reino Unido reabriu os mercados ao ar livre e escolas primárias. Reuniões com até 6 pessoas e eventos esportivos sem público podem ser realizados. Demais estabelecimentos só voltam a funcionar em 15 de junho.

Portugal autoriza reabertura gradual do comércio: lojas e restaurantes com área superior a 400m² voltam a funcionar com 50% da lotação máxima e distanciamento mínimo de 1,5 metro. Os alunos da pré-escola retornam às aulas. Cinemas e teatros podem funcionar. Eventos esportivos são autorizados.

Coliseu de Roma reabriu

Na Itália, primeiro epicentro do coronavírus na Europa, os pontos turísticos começam a ser reabertos. O Parque Arqueológico do Coliseu, em Roma, reabre depois de mais de 2 meses - é uma das principais atrações turísticas da região. Recebe mais de sete milhões visitantes por ano.

O Vaticano permite reabertura de museus. Serão adotadas medidas de higiene e será necessária distância física de 1 metro entre os visitantes. Também haverá verificação de temperatura. O uso de máscara será obrigatório.

No México, começa a reabertura gradual: as regiões do país foram divididas em cores, indicando o grau de permissibilidade de atividades que podem ser retomadas. O foco da 1ª fase são os setores de construção, mineração e automobilístico. Medidas sanitárias devem ser seguidas.

A Colômbia permite a retomada da atividade de alguns setores, como indústria, obras civis, serviços de limpeza e lavanderia. Mas estendeu o isolamento social obrigatório até 30 de junho.

O Equador reabre aeroportos. Os viajantes devem atender a uma série de requisitos detalhados nos protocolos do Comitê Nacional de Operações de Emergências. Apenas 30% dos voos realizados rotineiramente devem voltar ao normal.

A Bolívia entra em nova fase da quarentena. O governo decidiu que os governadores e os prefeitos são responsáveis por decretar medidas para conter o avanço do coronavírus –a depender do grau de risco de cada região. Libera, com isso, atividades ao ar livre e atos religiosos com até 30% de capacidade de cada local.

A África do Sul inicia flexibilização de medidas de bloqueio. Oito milhões de pessoas devem retornar ao trabalho. Pessoas com mais de 60 anos continuam no home office. Reuniões religiosas limitadas a 50 pessoas estão permitidas. Restaurantes e locais de entretenimento e recreação continuam fechados.

A Sérvia autoriza a realização de eventos esportivos com público. A condição é que sejam realizados ao livre e que os espectadores mantenham 1 metro de distância.

Hong Kong retoma parcialmente o tráfego de passageiros em aeroporto. Foi suspenso em 25 de março. Todos os passageiros são testados para covid-19 antes de entrar na região administrativa.

Na China, primeiro foco da pandemia no mundo, aumenta o número de voos internacionais para 407 por semana. Antes, o limite era de 134. O país não apresenta casos de morte pela segunda vez neste último fim de semana de maio. 

Com informações do G1, R7, Poder 360 e Deutsch Welle.

Comentários