Pesquisa revela que os pais canadenses estão mais próximos dos filhos na quarentena

Quando a quarentena começou, muita gente se desesperou. Não sabia o que fazer ao receber a notícia de que teria que permanecer algum tempo dentro de casa, com marido, esposa, filhos e em alguns casos, convivendo com os idosos. Passado algum tempo, notícias ruins: aumentaram os divórcios, a violência contra a mulher, contra as crianças e também em relação aos mais velho. Está sendo uma prova de fogo. Nunca os psicólogos e terapeutas trabalharam tanto. Mas há também muito aprendizado nesse momento.   


Pai, Filho, Hammock, Menino, Criança, Família, Feliz


Uma pesquisa da Fundação Canadense de Saúde do Homem, por exemplo, indica que os pais declaram ter se aproximado muito mais dos filhos por causa da quarentena imposta. Num artigo científico publicado neste mês de junho, os pesquisadores afirmam que ouviram mais de mil homens e o resultado é a identificação de mudanças positivas de comportamento familiar devido ao isolamento social.

Quarenta por cento dos entrevistados relataram que melhorou o relacionamento com seus filhos, e mais da metade dos homens disse estar mais consciente da importância do seu papel na vida das crianças. "É como se fosse uma redescoberta do papel dos pais sobre a sua relação com os filhos”, disse Wayne Ctrick, o presidente da fundação. "Alguns deles falaram que se apaixonaram novamente pelos próprios filhos, como se os estivessem vendo pela primeira vez”.

A principal vantagem da quarentena, segundo os pais canadenses, é ter mais tempo para conviver com as crianças. Entre as vantagens apontadas na pesquisa estão o aumento de refeições em família, mais atividades com a família e ainda poder oferecer orientações e conselhos paternos, além de apoio emocional. Metade dos pesquisados afirmou que a experiência está fazendo com que se envolvam mais na rotina dos filhos.

O porta voz da instituição, Larry Goldenberg, declarou que “se o isolamento imposto pelo Covid-19 acelerar o envolvimento dos pais na criação dos filhos, isso pode ser um benefício duradouro dessa trágica crise de saúde pública".

Em diversos países, educadores e psicólogos têm registrado essa melhora de relacionamento familiar, como contrapartida dos índices ruins de convivência. Poderá ser um saldo bem positivo da pandemia esse reaprendizado em família.



Comentários