Empresas se preparam para o tele trabalho, uma das grandes lições da pandemia

Afinal, você quer voltar ao trabalho ou prefere ficar em home office? Sentiu-se produtivo durante a pandemia? Seria interessante se a sua empresa dessa a opção de escolha? É isso que centenas empresas e consultorias estão debatendo neste momento de transição, pois há a necessidade de reabrir espaços, retomar os negócios e chamar os funcionários de volta.



Um estudo da Fortinet realizado em 17 países com gestores de empresas de tecnologia com mais de 2.500 funcionários aponta de 30% delas devem manter o sistema de home office. O levantamento aponta que as companhias vão manter mais da metade de seus colaboradores em forma remota e aumentarão em 90% seus investimentos em estrutura para o tele trabalho, cerca de 250 milhões de dólares.

No Brasil, o Bradesco fechou um acordo exclusivo sobre trabalho remoto, se comprometendo a pagar aos seus funcionários uma ajuda de custo de 1.080 Reais no primeiro ano de trabalho em casa. A instituição também dará equipamentos de trabalho e um bônus nos anos seguintes. E também divulgou que não enviará mensagens no período de descanso das suas equipes remotas.  

Em maio, outra pesquisa da Pulses, revelou que os brasileiros aprovam em 80% o modelo de tele trabalho. E uma terceira pesquisa da Fundação Instituto de Administração indica que 94% das empresas brasileiras afirmam que atingiram ou superaram suas expectativas de resultados com o home office. 

Grandes marcas como Google, Facebook, Microsoft e no Brasil, a Petrobrás por exemplo, já instituíram o home office mesmo com o fim da pandemia. A Prefeitura de São Paulo anunciou esta semana que adotou a prática de forma definitiva, para os seus mais de 120 mil servidores. A administração municipal da maior cidade da América Latina chegou à mesma conclusão que centenas de empresas estão chegando: o trabalho remoto trouxe aumento de produtividade e melhoria na prestação de serviços, e principalmente a redução de despesas. Em grandes metrópoles ainda o benefício ambiental, com milhares de pessoas deixando de se locomover pela cidade.

Até dezembro mais da metade do mercado deverá convocar os profissionais para voltarem fisicamente ao trabalho, e aí será a hora das empresas mais inteligentes e estratégicas saberem entender a condição de cada trabalhador. Muitos são do grupo de risco da Covid-19, ou moram com pessoas nessa situação, e por isso o tele trabalho será uma alternativa viável.

A pandemia mostrou que, apesar das dificuldades de organização e foco, a maioria das pessoas conseguiu se adaptar ao modelo remoto e começou a render muito mais, além de terem gostado de permanecer mais tempo e mais perto da família, Ganhará pontos os empresários que compreenderem esse momento híbrido e valorizarem a confiança nos profissionais que dão a mesma resposta, ou até melhor, em home office.

Com informações dos sites UOL, Olhar Digital, 6 Minutos, Valor. 

Comentários