Em plena pandemia, voluntários ajudam a combater a fome em 10 estados brasileiros

Mesmo em tempos de pandemia, tem gente que segue preocupada em tentar diminuir o problema da fome no Brasil. É o caso da campanha "Gente é pra brilhar, não para morrer de fome" (verso de Caetano Veloso, na música "Gente"), que une diversos coletivos que combatem o problema no país de uma forma bem prática: levando comida aos mais necessitados. Neste fim de semana, voluntários de dez estados diferentes foram às ruas e fizeram a distribuição de refeições. Algumas das organizações foram formadas recentemente por conta da pandemia.

O ato fez parte da Semana Mundial da  Alimentação, celebrada desde 1954 pela ONU, e que chamou a atenção para a mudança desse cenário através de uma grande mobilização popular para a criação de redes solidárias e para exigência de políticas públicas efetivas. O Gente é pra Brilhar convoca pessoas e instituições para aderirem a esta bandeira permanente, através de seu site genteprabrilhar.org

Reprodução Facebook Cozinheiros do Bem


Chefes de cozinha renomados estiverem presentes no “marmitaço”. Serviços e equipes de restaurantes e ONGs também deram o apoio. Em São Paulo, nomes como Helena RizzoPaola CarosellaBel CoelhoBela Gil e Rodrigo Oliveira ajudaram a distribuir as mais de 3300 refeições na zona norte da capital. Em Belo Horizonte, a campanha distribuiu 900 marmitas em comunidades como a Vila Estrela, no Morro do Papagaio, e no Aglomerado Santa Lúcia. Alguns pratos foram improvisados a partir da chegada de ingredientes doados.

Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a missão ficou por conta dos Cozinheiros do Bem, que desde 2015 lutam contra a fome e já serviram mais de um milhão e 100 mil marmitas na capital gaúcha. No Brasil, a população em situação de fome extrema ultrapassa números da população de vários países da América do Sul. Só em Porto Alegre mais de 7 mil pessoas vivem em situação de rua e o trabalho dessas entidades se torna cada vez mais urgente.

Os Cozinheiros do Bem prepararam um delicioso menu com mais de 50% dos insumos próprios para o consumo que iriam para o lixo da CEASA, a companhia de abastecimento local. A Alibem Alimentos S.A., parceira do projeto, doou uma série de ingredientes que auxiliarem na tarefa. 

A ideia é que centenas de pessoas não precisem meter a mão numa lata de lixo para comer quando os voluntários fazem uma ação - defende a campanha. A ação em Porto Alegre foi ainda mais emocionante por conta da homenagem a Fernando Nogueira, cozinheiro voluntário e ativista dos Cozinheiros de Bem e que faleceu este mês. 

No final de setembro, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que mais de um terço da população brasileira apresentou algum grau de insegurança alimentar no biênio 2017-2018, maior índice registrado desde 2015, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez no país. Os dados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018: Análise da Segurança Alimentar no Brasil.

Com informações do Cozinheiros do Bem, Gente é pra Brilhar e Huff Post. 

Comentários