Buenos Aires reabre para o turismo mas vai exigir teste de Covid dos turistas

A cidade de Buenos Aires vai reabrir para a atividade turística em dezembro e decidiu adotar um protocolo que exige a realização de testes para a covid-19 daqueles que desembarcarem na capital da Argentina.


Foto Matias Wong / Unsplash



Turistas do próprio país ou estrangeiros terão que se submeter a um exame do tipo PCR assim que chegarem à cidade e poderão circular normalmente. Apenas aqueles que receberem, até 12 horas depois, um resultado positivo para a covid-19 terão que se isolar.

O exame custará 2,5 mil pesos (cerca de R$ 168) para os turistas estrangeiros. Os argentinos poderão realizá-lo por meio de seus respectivos planos de saúde.

As medidas foram anunciadas nesta sexta-feira (20) pelas autoridades locais, que tentam usar o turismo para ajudar o país a sair da crise econômica, que já abalava a Argentina antes mesmo da pandemia. Em 2019, 2,9 milhões de estrangeiros e 6,9 milhões de turistas argentinos visitaram Buenos Aires, movimentando US$ 2,4 bilhões na cidade.

O sistema de testes para aqueles que visitarem a cidade de ônibus começará a funcionar no dia 8 de dezembro. Nos aeroportos, o mecanismo entra em vigor no dia 15. Pessoas que entrarem de carro em Buenos Aires também terão que se submeter aos exames nas primeiras 24 horas de estadia na capital.

Atualmente, apenas turistas de Chile, Brasil, Bolívia, Paraguai e Uruguai podem desembarcar em Buenos Aires. Além do teste, assim que chegar à capital, os estrangeiros terão que realizar um exame para a doença 72 horas antes da viagem, assinar uma declaração juramentada on-line e ter um seguro médico com cobertura para a covid-19.

Notícia original no site do Valor.

Comentários