Conheça os 36 vereadores eleitos em Porto Alegre (RS)

Confira a lista e um pequeno perfil de todos os vereadores que foram eleitos em Porto Alegre neste domingo (15). Para que você conheça um pouco mais dos 36 vereadores que vão ocupar as cadeiras da  Câmara Municipal da Capital Gaúcha a partir de 2021 e pelos próximos quatro anos. 

Foto Facebook Câmara de Vereadores POA

Veja a lista dos vereadores eleitos: 

Karen Santos (PSOL) - 15.702 votos 

Professora da rede estadual, tem a educação e o combate à discriminação racial como bandeiras. Concorreu à Câmara Municipal em 2016, mas acabou como suplente. Em 2019, assumiu como vereadora após a eleição de Fernanda Melchionna para deputada federal. É a única vereadora negra na atual legislatura (2017-2020).


Pedro Ruas (PSOL) - 14.478

É advogado e ficou conhecido pela atuação em causas trabalhistas. Foi militante do PDT por anos, época em que foi secretário de Obras e Saneamento do governo Olívio Dutra (PT). Pelo PSOL, foi o vereador mais votado de Porto Alegre em 2012, com 14.610 votos. Também foi deputado estadual entre 2015 e 2018, mas não se reelegeu.


Felipe Camozzato (Novo) -  14.279

É graduado em Administração pela UFRGS e foi diretor de um grupo empresarial de serviços ambientais. Foi integrante da Banda Loka Liberal, grupo que ganhou destaque durante protestos contra a ex-presidente Dilma Rousseff. Foi reeleito para o segundo mandato.


Comandante Nadia (DEM) -  11.172

Natural de Porto Alegre, é tenente-coronel da reserva da Brigada Militar. Foi a primeira mulher a comandar um batalhão da BM. Implementou e coordenou a Patrulha Maria da Penha no RS. Era filiada ao MDB, integrou o secretariado de Marchezan e depois migrou para o DEM. Reeleita para o segundo mandato.


Matheus Gomes (PSOL) -  9.869

Aos 29 anos, é historiador, negro e ativista do movimento social há mais de uma década. Após deixar o PSTU, candidatou-se pelo PSOL a deputado estadual em 2018, mas não foi eleito. Defende as mobilizações populares e o movimento negro. 


José Freitas (Republicanos) -  5.929

É natural de General Câmara, mas reside em Porto Alegre desde os 17 anos. Foi secretário de segurança da Capital no governo de José Fortunati. Aos 53 anos, elege-se para o terceiro mandato como vereador. Graduado em gestão ambiental, é presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Porto Alegre.


Alvoni Medina (Republicanos) -  5.720

Ligado à Igreja Universal, foi eleito vereador pela primeira vez em 2016, com 7.712 votos. É natural de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, mas reside em Porto Alegre desde a década de 70. Tem entre as bandeiras, a defesa dos direitos das pessoas idosas. É relator da comissão que analisa o impeachment de Nelson Marchezan (PSDB).


Leonel Radde (PT) -  5.611

É policial civil e integrante do movimento antifascista. Concorreu a deputado estadual em 2018, quando fez 10.681 votos, mas não se elegeu. Agora, conquista o primeiro mandato de vereador em Porto Alegre.


Mauro Zacher (PDT) -  5.520

Entrou na Câmara em 2004, aos 28 anos. No mesmo ano, o economista foi nomeado primeiro secretário da Juventude da história da Capital. Foi reeleito em 2008 e 2012. Em 2013, licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Voltou a ser reeleito em 2016 e chega para seu quarto mandato.


Laura Sito (PT) -  5.390

Servidora pública de 29 anos, foi eleita como suplente de deputada estadual em 2014 e como suplente de vereadora em 2016. Jornalista, defende bandeiras vinculadas aos direitos da mulher, dos negros e da população LGBT. Atualmente, é a segunda vice-presidente do PT de Porto Alegre.


Bruna Rodrigues (PCdoB) -  5.366

Estudante de 33 anos, já havia concorrido a deputada federal nas eleições de 2018, mas não havia obtido êxito. Defende a bandeira do feminismo e a luta antirracista. Eleita para o primeiro mandato como vereadora em Porto Alegre.


Psicóloga Tanise Sabino (PTB) -  5.205

Psicóloga e natural de Porto Alegre, vai para o seu primeiro mandato na Câmara Municipal. É esposa do deputado estadual Elizandro Sabino e já foi secretária adjunta na Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Orçamento.


Jonas Reis (PT) - 5.133

Professor municipal e doutor em educação, é estreante nas eleições. Com 32 anos, tem como bandeiras a educação e a saúde. Foi diretor-geral do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa).


Roberto Robaina (PSOL) -  5.105

Formado em História, com mestrado e doutorado em Filosofia, é fundador do PSOL. Deixou o PT em 2003, quando parlamentares da sigla foram expulsos pelo comando nacional. Foi eleito para o primeiro mandato em 2016, quando conquistou cadeira de vereador em Porto Alegre. Tem 51 anos.


Kaká D'ávila (PSDB) -  5.101

Foi suplente de vereador na eleição de 2016. Desde então, trocou o PP, seu antigo partido, pelo PSDB. Com 38 anos, se notabilizou por promover uma ação chamada "delivery de currículos", onde ele ajuda pessoas que querem achar um emprego.


Mauro Pinheiro (PL)-  4.947

Vai para o quarto mandato como vereador na Capital. Tentou duas vezes se eleger como deputado estadual, mas ficou como suplente. Já foi filiado ao PT, época em que presidiu a Câmara Municipal (2015), e também pela Rede.


Fernanda Barth (PRTB) -  4.909

Aos 48 anos, é mestre em Ciência Política, palestrante e jornalista. Foi suplente de vereadora na eleição de 2016 e de deputada estadual em 2018. Entre essas eleições, migrou do PP para o Novo e, por último, para o PRTB. Eleita pela primeira vez para a Câmara Municipal.


Alexandre Bobadra (PSL) -  4.703

Concorreu a deputado federal em 2018 e acabou ficando como suplente. No partido que elegeu Jair Bolsonaro na última eleição, conta com o apoio de um dos filhos do presidente (Eduardo). Vai para seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores.


Moisés Barboza Maluco do Bem (PSDB) -  4.703

Suplente de vereador em 2016, tendo assumido o mandato com a ida de Ramiro Rosário para o secretariado de Marchezan, agora torna-se titular. Formou-se em Gestão Pública. É o criador da ação social Malucos do Bem, dedicada a ações solidárias de conscientização para temas da juventude e iniciativas de mobilização em comunidades.


Aldacir Oliboni (PT) -  4.612

Jornalista e trabalhador da saúde, foi diretor do Sindisaúde e presidente da Associação dos Servidores do Hospital São Lucas da PUCRS. É protagonista da Via Sacra do Morro da Cruz desde 1980. Foi deputado estadual e está no quarto mandato como vereador. É líder da bancada do PT na Câmara de Porto Alegre.    


Ramiro Rosário (PSDB) -  4.471

Tem 34 anos e é natural de Porto Alegre. Foi eleito vereador em 2016 e comandou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de 2017 a 2020. É um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL) no Rio Grande do Sul e apoiou a criação de outros movimentos, como a La Banda Loka Liberal.


Mônica Leal (PP) -  4.140

Vereadora, foi presidente da Câmara Municipal e secretária da Cultura do governo Yeda Crusius. Com graduação em Jornalismo e pós-graduação em Ciência Política, é filha de Pedro Américo Leal. Em 2006, foi candidata do PP ao Senado e ficou em terceiro lugar.


Cláudia Araújo (PSD)- 4.071

Formada em Gestão Pública, é reconhecida por mais de uma década de trabalho voluntário. Tem como principais bandeiras educação, acessibilidade, saúde pública e inclusão. Em 2016, acabou ficando como suplente, mas assumiu como titular.


Marcio Bins Ely (PDT) - 4.002

Advogado e corretor de imóveis, já foi secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer e do Planejamento. É presidente do Creci-RS. Tentou ser deputado estadual em 2018, mas acabou como suplente. Está reeleito vereador.


Jesse Sangalli (Cidadania) - 3.814

Natural de Porto Alegre, cresceu em Viamão, onde se elegeu vereador pela primeira vez em 2016. É líder comunitário e agente de segurança no Tribunal Regional do Trabalho. Promete doar metade do salário para a saúde e projetos sociais, além de fiscalizar semanalmente hospitais e postos de saúde. 


Daiana Santos (PC do B) - 3.715

Sanitarista e educadora social de 38 anos, é moradora do Morro Santana. Militante de movimentos sociais de mulheres, negros, saúde e comunidade LGBT. Apresenta-se como idealizadora e coordenadora do Fundo das Mulheres POA, que atende chefes de família em situação de vulnerabilidade.  


Airto Ferronato (PSB) - 3.684

Aos 64 anos, chega ao sexto mandato. Contador, professor e auditor fiscal aposentado, foi líder da bancada do PSB nos três primeiros anos da última legislatura e líder do governo até abril de 2015. Presidiu o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) de 2001 a 2004. Candidatou-se a deputado federal, mas não se elegeu em 2018. 


Mariana Pimentel (Novo) - 3.637

Com 33 anos, é administradora e mestre em Finanças pela UFRGS. Participou de entidades empresariais como presidente do CDL Jovem, diretora do Sindilojas e membro do Ciclo Empreendedor. Tem a educação e o empreendedorismo como principais bandeiras. Eleita vereadora pela primeira vez.


Cassiá Carpes (PP) - 3.492

Nasceu em São Borja em 1953 e tornou-se figura pública primeiro pelo esporte. Foi jogador e treinador de futebol, tendo comandado o Grêmio no título do campeonato Gaúcho de 1993. Na política, foi deputado estadual e vereador, cargo para o qual está reeleito.


Cezar Schirmer (MDB) - 3.484

Foi secretário de Estado em diferentes governos de seu partido - a última passagem foi pela Segurança (José Ivo Sartori). Também foi deputado estadual e federal, além de vereador e prefeito de Santa Maria por duas vezes. Em 2019, ocupou cargo de segundo escalão no Ministério da Cidadania. Eleito para o primeiro mandato de vereador em Porto Alegre.


Giovane Byl (PTB) - 3.440

Aos 31 anos, é vereador suplente em Porto Alegre. Em 2016, concorreu pelo Solidariedade e, em 2018, se candidatou a deputado estadual pelo mesmo partido. Em sua campanha, descreve-se como líder comunitário há uma década e cristão. É também rapper e skatista.


Gilson Padeiro (PSDB) - 3.404

Padeiro de 54 anos, vai para o primeiro mandato na Câmara. Nas últimas três eleições municipais (2008, 2012 e 2016), acabou ficando como suplente, quando ainda era filiado ao PPS.  


Hamilton Sossmeier (PTB) - 3.299

Formou-se em Gestão Financeira e tem 58 anos. Ficou como suplente de vereador em 2016, mas assumiu a cadeira. Envolveu-se na política pela Juventude Democrática Social (JDS). A área social é uma de suas bandeiras. É presidente da comissão que analisa o impeachment de Marchezan. 


Idenir Cecchim (MDB) - 3.110

Administrador de empresas, foi secretário de Estado e do município. Está eleito quarto mandato como vereador em Porto Alegre. Atualmente, é presidente da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul e líder da Bancada do MDB. Em 2010, ficou como suplente de deputado estadual.


Lourdes Sprenger (MDB) - 2.522

Militante da causa animal, foi eleita vereadora de Porto Alegre pela primeira vez em 2012. Agora, vai para o terceiro mandato. É natural de Gravataí, tem formação em Contabilidade e atuou profissionalmente como auditora no setor público. 


Claudio Janta (Solidariedade) - 2.394

Tem 50 anos e chega ao terceiro mandato de vereador. Comerciário, em 2004 assumiu a secretaria-geral do sindicato da categoria na Capital. Em 2008, esteve na presidência da Força Sindical no Estado, onde também atua como dirigente nacional. Candidatou-se a deputado federal, mas não se elegeu em 2018. Eleito para o seu terceiro mandato como vereador.

Notícia original no site de GZH.

Comentários