Edição 2020 da Noite dos Museus será virtual

Para evitar aglomerações devido à Covid-19, mas ajudar os espaços culturais de Porto Alegre prejudicados pela pandemia, a 5ª Noite dos Museus será virtual. O evento acontecerá no dia 5 de dezembro, a partir das 18h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube e pelas páginas de Instagram e Facebook do evento. Participarão mais de 20 atrações artísticas e 16 instituições gaúchas. 


Noite dos Museus em 2019 - Divulgação/Igor Bandera/Fraga Work


Os espaços receberão a iluminação temática que já é característica do evento, e, desta vez, estarão fechados para visitação presencial. Conteúdos especiais serão criados sobre cada um deles, para serem exibidos ao público, além de performances gravadas e ao vivo. O público acompanhará shows musicais, intervenções de dança, além de entrevistas com artistas, gestores das instituições e outras personalidades da cena cultural brasileira.

A partir desta quarta-feira, 11, o público já pode adquirir a 'Coleção Noite dos Museus em Casa', que reúne uma série de obras e que terá o valor de vendas revertido em doações para os locais participantes. São 15 opções de kits, cada um deles dedicado a um dos centros culturais participantes, que incluem reproduções do acervo e da história desses espaços, um cartão com detalhes sobre a produção artística e a revista com conteúdos exclusivos do Noite dos Museus 2020. 

A campanha de divulgação da iniciativa inclui um material expositivo que ganhará a Capital, com reproduções de obras importantes dos acervos dos museus participantes, distribuídas em outdoors, ônibus, trens e diversas outras mídias móveis. O mesmo conceito já está sendo construído virtualmente com o portal Noite dos Museus, atualizado diariamente com conteúdos originais.  A organização ainda lançará o filtro #ArteNaCabeçaNDM para stories do Instagram e avatar do Facebook.

Mais detalhes podem ser conferidos no site do evento.

Confira os museus participantes:

Casa de Cultura Mario Quintana

Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Cinemateca Capitólio

Farol Santander

Goethe-Institut

Museu da Brigada Militar

Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Museu da UFRGS                                                                

Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

Memorial do Rio Grande do Sul

Museu Júlio de  Castilhos

Planetário Professor José Baptista Pereira

Pinacoteca Aldo Locatelli

Pinacoteca Ruben Berta

Notícia original no site Coletiva.Net

Comentários