Editor da Rede #AtitudePositiva foi mediador de debate na UFSCPA, veja como foi

Neste sábado (21) o jornalista Renato Martins, editor da Rede #AtitudePositiva, foi o mediador do debate entre os candidatos das chapas para a reitoria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, que foi transmitida para toda a comunidade pelo YouTube e pelo Facebook da UFCSPA (assista o vídeo no final deste post). Confira o texto de abertura do mediador, que foi lido por ele na transmissão ao vivo, falando sobre comunicação, ética, transparência e pauta positiva.    




"Para mim é uma honra ter sido convidado para mediar este debate. Será, certamente, mais um grande exercício de comunicação positiva, transparente e ética, assunto o qual trabalho há 36 anos no jornalismo, e de maneira mais intensa desde 2012. Foi neste ano que entendi que o jornalismo não é feito apenas de notícias negativas e comecei então a trabalhar nas redações em que atuei com esta bandeira de um noticiário mais positivo, construtivo e transformador. 

A boa notícia também é notícia. O jornalismo que aponta problemas também pode trazer soluções. Ouvindo as pessoas certas, trazendo o debate à tona, discutindo alternativas para que a sociedade implante medidas que efetivamente melhorem a vida das pessoas. Foi pensando assim que criamos a Rede #AtitudePositiva em 2018, e que está em todas as plataformas de áudio, vídeo, site e redes sociais, levando textos, artigos, notícias e produtos multimídia com conteúdos positivos. Notamos que nessa pandemia a procura por este tipo de notícia aumentou em 77% os acessos em nossos canais. Talvez um reflexo de uma sociedade cansada e esgotada das tragédias liquidificadas todos os dias num tipo de noticiário sensacionalista e repetitivo.

Para quem não ouviu falar no nosso trabalho, convido a acessar o link www.redeatitudepositiva.com.br e não só conhecer, mas também colaborar com esta bandeira permanente: de modificar a pauta midiática e assim contribuir com a transformação das ideias e da sociedade. Porque nós, jornalistas, produtores de conteúdo, influenciadores e vocês todos, cientistas, professores, médicos, que dão entrevistas e participam de programas, debates e reportagens, todos somos responsáveis pelo conteúdo que se produz nas tantas telas que são assistidas pelas mais diversas gerações. Principalmente as novas gerações. Nós somos responsáveis pelo que os jovens e as crianças estão consumindo de mídia atualmente, através de seus smartphones e tablets.         

Outra decisão da Rede #AtitudePositiva foi optar pelo olhar racional e científico durante nossa cobertura de pandemia. Nos blindamos de tantas fake news e notícias embaladas pelo forte cunho político ou ideológico, e preferimos sempre informar as conquistas e avanços da ciência. É neste contexto que o trabalho da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre se destaca e virou uma grande fonte de informação para nossa equipe. 

Por isso reafirmo a honra de estar aqui, entre vocês, autoridades científicas que merecem todo o nosso respeito. E desejo que este encontro seja permeado pelo intuito dessa comunicação eficiente, positiva, ética que desejamos. Certamente vamos esperar isso das chapas, dos candidatos, das perguntas que chegarão e de todos aqueles que estão assistindo. Para que seja um debate analítico, construtivo e que mostre seus resultados e intenções da maneira mais cristalina possível para a sociedade."

Renato Martins
Jornalista e professor
Editor Rede #AtitudePositiva    

VEJA COMO FOI O DEBATE:





Comentários