Empresa gaúcha abre vagas de estágio exclusivas para pessoas negras

Com base os princípios de equidade e igualdade racial, a empresa Estagiar criou o Pretecer, programa de estágio exclusivo para pessoas negras. A marca criada para conectar estudantes e empresas tem, neste momento, vagas para uma grande empresa gaúcha parceria do projeto que prefere não ter seu nome divulgado. Com bolsa auxílio de R$ 2,1 mil e as inscrições vão até 4 de dezembro. 


Foto ilustrativa site Unsplash


 — Já faz um tempo que estudamos diversidade, pensando em como a gente pode fazer mais processos seletivos diversos e inclusivos, com as mesmas oportunidades. Esse parceiro nos procurou neste ano para lançar o primeiro programa de estágio exclusivo para pessoas negras  — afirma Valentina Monteiro, uma das criadoras do programa. 

São 47 vagas disponíveis para trabalhar em Porto Alegre. Para se inscrever, o candidato deve estar cursando graduação de Administração, Ciências Contábeis, Computação, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos ou TI, entre outras áreas. É necessário ter disponibilidade de, no mínimo, um ano e meio para estagiar. A previsão é de que o programa comece em fevereiro de 2021. 

No documento de apresentação do projeto, a Estagiar pondera que, mesmo com o aumento da população negra nas universidades, a maioria dos cargos nas organizações ainda é  ocupada por pessoas brancas. A empresa entende que isso é um reflexo do racismo estrutural. Por isso, decidiu criar um programa de estágio exclusivo para essa população, visando ampliar o acesso ao mercado de trabalho. É um caso semelhante ao programa de trainees da Magalu exclusivo para negros.

Como a coluna havia previsto, esse tipo de iniciativa vai crescer no país e no Estado. Todas as etapas do processo seletivo, que inclui a realização de um webinar com os candidatos serão realizados pela internet entre 4 de dezembro e 20 de janeiro. Para se inscrever é necessário acessar o site www.estagiar-br.com.br/programas-estagio/programa-de-estagio-pretecer-2021/89.

Notícia original no site de GZH.



Comentários