Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS) destaca combate à desinformação na pandemia

Desde a chegada do novo coronavírus no Brasil e no mundo, até os dias atuais, o que não faltou foi a circulação de notícias falsas. Conforme declarado pela Organização Mundial da Saúde OMS, o surto de Covid-19 e a resposta a ele têm sido acompanhados por uma enorme "infodemia" - excesso de informações associadas a um assunto específico, algumas precisas e outras não, que tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis quando se precisa. E é exatamente por isso que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) comemora a marca de 1.500 atendimentos a jornalistas, em 2020, para entrevistas e checagens em decorrência da pandemia.


Foto divulgação HCPA


Este número se torna ainda mais expressivo se comparado aos 629 atendimentos realizados ao longo de todo ano passado. Em nota, a Comunicação da instituição agradece aos colegas profissionais de veículos pela confiança e parceria, bem como aos profissionais do HCPA pela disponibilidade e compreensão da importância de conceder entrevistas com informações fidedignas e relevantes.

"Foi um período muito intenso e, ao mesmo tempo, realizador. Alinhados à direção do hospital, ouvindo, propondo e agindo, entendo que estamos fazendo a diferença e contribuindo para a Saúde com muito empenho, ética e responsabilidade em um momento tão complexo", relatou ao portal a coordenadora de Comunicação do HCPA, Camila Barths. Segundo a profissional, mesmo que alguns atuem de maneira remota, sua equipe esteve unida e isso foi fundamental para dar conta das demandas.

A Coordenadoria de Comunicação do HCPA subdivide-se na Seção de Produção e Gestão de Conteúdos e Seção de Organização Execução de Eventos. O time é composto por relações-públicas, designers, jornalistas, fotógrafo e assistentes administrativos. 

Além do alto número de atendimentos, a pandemia resultou, também, em uma grande demanda do trabalho de Comunicação dentro do hospital. Eventos precisaram migrar para o on-line, a sinalização e comunicados de mudança de fluxos, ações internas sobre as práticas necessárias, rotinas que mudaram e, até mesmo,  de motivação às equipes, juntamente às áreas multiprofissionais do HCPA.

Nós, da Rede #AtitudePositiva esperamos ter contribuído com este combate, pelo menos em duas situações: fazendo entrevistas e debates com médicos do HCPA sobre importantes temas, levando esclarecimento e informação ao correta ao público. Confira os vídeos:


Fórum #ATITUDEPOSITIVA 091120: VACINAS e IMPACTO EMOCIONAL na pandemia - 09/11/20


2º FÓRUM ATITUDE POSITIVA: O PERFIL DO CORONAVÍRUS ESTÁ MUDANDO? - 18/05/20






Comentários