Opinião: eleição no Brasil ainda é uma ótima notícia!

Apesar de todos os problemas da nossa política, que vão desde corrupção até o desempenho medíocre de políticos incompetentes, o processo de eleição no Brasil é uma boa notícia. Desde a reabertura democrática e a volta do direito ao voto em nosso país, esses momentos de ir até às urnas são sagrados. Os domingos como esses de ontem, dia 15 de novembro, são, sim sinônimos da tal festa da democracia. E mesmo com todos os resultados decepcionantes que vamos colecionando ao longo anos, nós vamos aprendendo a acertar com os erros, escolhendo políticos melhores, e quem sabe, deixando a política brasileira um pouco mais eficiente.

Foto Pixabay


O fato de termos migrado para o voto eletrônico desde os anos 90, com muito sucesso, nos dá orgulho como país. Claro, obviamente deixando de lado as ridículas teorias da conspiração sobre a desconfiança do sistema. Nossas recentes eleições tem tido um percentual de êxito e tranquilidade cada vez maiores, tanto para autoridades, candidatos e principalmente para os eleitores. As etapas de preparação, votação, apuração e divulgação dos resultados têm sido um sucesso, e dado um show de agilidade e presteza, se compararmos a países que ainda estão na era da cédula em papel, como os Estados Unidos, a julgar pela sua recente e tumultuada eleição.     

Sim, apesar da falha na apuração e divulgação dos votos que tivemos nessa eleição municipal, nesse ano de 2020, que foi explicada pelo TSE como um problema puramente técnico, atrasando em muitas horas o resultado final - mesmo assim a eleição brasileira não perde o brilho. 

Vejam as vantagens de uma tecnologia bem aplicada e utilizada pela justiça eleitoral:

Eu, por exemplo, depois de muitos anos, votei neste ano em outra seção. A biometria da justiça eleitoral atualizou meu endereço e me trouxe de volta ao coleginho em que fiz meu Jardim de Infância e o primeiro ano: voltar à Escola Presidente Roosevelt, no bairro menino Deus, em Porto Alegre, foi uma experiência muito interessante  - apesar dela estar velha e descuidada, como quase toda escola pública. Uma pena. Mas rever os ambientes e votar na minha seção dentro daquelas enormes salas de aula foi realmente um exercício democrático e saudosista, simultaneamente, e muito especial neste domingo. 

Continuo destacando a tecnologia como uma grande e positiva aliada das autoridades brasileiras: embora houvesse dezenas de maneiras de proceder o voto, com documentos com foto, com o título em papel e muito mais, eu votei com o aplicativo "e-título" sem problema nenhum - como muitos brasileiros devem ter feito. Não precisei tirar nenhum documento do bolso. Se pensarmos pela ótica da segurança sanitária, isso é um grande aliado. E com o mesmo aplicativo fiquei sabendo que minha seção mudou. E com o mesmo aplicativo milhares de brasileiros justificaram a sua ausência nas urnas, através de mais essa modalidade para facilitar a vida do cidadão.  

A alta abstenção desta eleição, porém, nos dá um grande recado. Em algumas cidades gaúchas, por exemplo, os números saltaram de 10, 12, 14% para 24, 15 e 27%. A metrópole São Paulo ficou com 29% e o Rio de Janeiro com 32%. Porto Alegre atingiu 33%, uma das mais altas do país e foi um recorde nos registros da ausência de eleitores nas urnas na capital gaúcha. Só podemos crer que a decepção com a política somada ao medo do coronavírus pode ter deixado mais gente em casa.

Tive pessoas de minha família atuando como mesários neste domingo, por isso acompanhei de perto os protocolos e procedimentos para fazer uma votação segura na pandemia. Tenho certeza que tivemos um primeiro turno dentro dos níveis seguros e continuo acreditando que o segundo turno será ainda mais cuidadoso, com segurança e com um sabor de triunfo ainda maior.

Por isso, repito a chamada deste comentário: apesar de tudo que acontece há muitos anos na política brasileira, e em todas esferas, o dia de eleição ainda é uma grande notícia para todos nós! 


Renato Martins, jornalista e professor, 
é o editor da Rede #AtitudePositiva

Comentários