Prefeitura de Canoas (RS) vai testar todos os idosos que vivem na cidade

A Europa sofre hoje com uma segunda onda de Covid-19. A progressão de infectados cresce a cada dia e o número de óbitos também. França e Espanha são os países mais afetados. Já de olho na crise que se abateu sobre o continente europeu, Canoas se prepara para evitar que o pior dos cenários atinja novamente a cidade. O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Canoas se reuniu nesta quarta-feira (4), quando ficou decidido pela Secretaria Municipal de Saúde que será dado início a testagem de todos os idosos que vivem na cidade. A decisão foi tomada como medida para evitar novos óbitos. Afinal, de cada cinco vítimas fatais do novo coronavírus, quatro eram idosos, conforme apontamento da SMS. O objetivo da ofensiva é mapear todos os 40 mil que moram na cidade e monitorá-los até a vacina chegar. "Este trabalho vai começar com nossos agentes batendo de porta em porta e verificando com cada família a situação do idoso que está em casa", explica o secretário Fernando Ritter (foto).

Foto Paulo Pires/Grupo Sinos

Embora a testagem seja garantida para os idosos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), dos 40 mil que vivem em Canoas, cerca de 15 não são cadastrados pelo SUS, razão pelo qual uma campanha será organizada nos próximos dias para que esta parcela da população seja conhecida pelo Município. "Queremos saber em que situação cada um deles vive e assim ficarmos prontos para quando a vacina chegar", avisa Ritter. "Eles são nossa maior preocupação." Ainda que o o trabalho anunciado pela administração municipal mire a segunda onda de contágio, a medida também visa prevenir que a doença não se alastre agora mesmo. É que cresceu o número de infectados nas últimas semanas, conforme o secretário. "Não dá para tapar o sol com a peneira. É claro que as eleições acabaram impactando o cenário", avalia. "O pessoal está saindo mais de casa e se arriscando mais", continua. "Além disso, a população está deixando de lado cuidados básicos, como o uso da máscara e a higienização constante das mãos. Não é momento para relaxar. Precisamos retomar os cuidados para que a situação não piore", adverte.

Com 322 óbitos, Canoas viu a pandemia desacelerar nos últimos meses. Hoje a cidade registra um óbito a cada três dias. "Nossos leitos reservados para pacientes de Covid-19 estão com capacidade de 50% e queremos que não ultrapasse isso, mas vai ser necessário muito trabalho. E a população tem que fazer sua parte."

Notícia original no site do Diário de Canoas.

Comentários