Cinco das dez melhores cidades do Brasil para se viver estão no Rio Grande do Sul

Em novo ranking criado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que será divulgado na íntegra na próxima semana, o município de São Vendelino, localizado no Vale do Caí, é o primeiro colocado no País no que diz respeito à qualidade de vida e igualdade social. Outras quatro cidades gaúchas aparecem no ranking. São elas: Westfália, Dois Irmãos, Tupandi e São José do Hortêncio.

O levantamento tem como base dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ordem dos municípios  gaúchos neste ranking é: São Vendelino (1º), Westfália (2º), Dois Irmãos (6º), Tupandi (7º) e São José do Hortêncio (8º).

Foto do Facebook oficial de São Vendelino


O índice leva em consideração também questões como educação, renda e condições de moradia. O equilíbrio entre as classes sociais e a oportunidade de desenvolvimento para todos, fez com que São Vendelino ficasse em primeiro lugar em todo o Brasil. A diferença deste levantamento para o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), por exemplo, medido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é que o ele permite medir a diferença de desigualdade em pequenas áreas dos municípios, como bairros. O IDH atua, neste caso, a nível municipal. Entre as 1000 primeiras do ranking estão apenas três cidades do Norte do Brasil e uma do Nordeste.

O Índice Brasileiro de Privação (IBP) deve ter seu lançamento oficial na próxima quarta-feira (9) às 15 horas, em evento online, com a presença de pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), vinculado à Fiocruz e responsável pelo ranking, além de profissionais do exterior.


O MUNICÍPIO 

Dois Irmãos tem uma população estimada de 33.119 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município apresenta 94.9% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 97.9% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 39.1% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).

A taxa de escolarização na faixa etária dos 6 a 14 anos de idade é de 98,5%. Já em relação ao trabalho e renda, de acordo com o IBGE, Dois Irmãos em 2018, tinha um salário médio mensal de 2.4 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 42.1%. 

Notícia original no site do Diário de Canoas.

Comentários