Joe Biden e Kamala Harris são as personalidades do ano da revista ‘Time’

Pela primeira vez na sua história, a renomada e tradicional revista americana destaca um vice-presidente dos americanos. A revista Time escolheu o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden,  e sua vice, Kamala Harris, para a capa da publicação com os principais personagens de 2020, fazendo uma clara defesa da histórica vitória eleitoral em 3 de novembro. Biden é o candidato mais popular da história da votação nas eleições presidenciais dos Estados Unidos (81,2 milhões de votos), e Harris é a primeira mulher a chegar ao vice-presidente. 


Foto de Jason Seiler/site da TIME

“Por mudar a história norte-americana, por mostrar que a força da empatia é maior que as fúrias da divisão, por compartilhar uma visão de sanar um mundo enlutado, Joe Biden e Kamala Harris são a Pessoa do Ano de 2020 da Time”, escreveu o editor da revista, Edward Felsenthal.

A enxuta lista de candidatos à honra de estampar a capa da revista incluía também o presidente Donald Trump, o movimento pela justiça racial desencadeado após a morte do afro-americano George Floyd por policiais, os trabalhadores da saúde pública e o médico Anthony Fauci, principal autoridade de saúde pública dos EUA. Fauci, Floyd e alguns ativistas contra as injustiças raciais foram eleitos os “guardiões do ano”, mas finalmente a Time que se curvou aos próximos líderes da maior potência mundial. “A revista sempre teve uma relação especial com os presidentes”, argumentaram os editores.

Com a escolha de Biden e Harris, e não de um só indivíduo, a revista está transformando em norma algo que antes era exceção. Dos últimos 10 personagens do ano, metade eram coletivos. Barack Obama foi o personagem do ano em 2008 e 2012, e Trump em 2016. Na entrevista de agradecimento, o presidente-eleito Biden falou da tarefa que terá com Harris de “sanar” a democracia depois da passagem de Trump pela Casa Branca. Os editores disseram, em um programa especial exibido pela NBC, que levaram em conta não só o papel da dupla neste ano, mas também o trabalho que terão no futuro.

Muitos esperavam que a revista escolhesse os profissionais da saúde. Em 2014, a revista havia elegido como personalidades do ano os “lutadores contra o ebola”. Na época, a epidemia dessa doença, concentrada na África, tinha causado um pouco mais de 6.000 mortes. Só nesta quarta-feira o coronavírus acabou com pelo menos 12.346 vidas no mundo todo. A cifra total supera 1,5 milhão, e os casos chegam a mais de 70 milhões. No começo da crise, os cidadãos de diferentes partes do mundo saíam às suas janelas para aplaudir os profissionais na linha de frente, e, embora essas imagens não sejam mais vistas, o pessoal de saúde não parou de arriscar suas vidas para salvar a dos contagiados.


OUTRAS PERSONALIDADES DO ANO

Além, então, dos profissionais de saúde que se mantiveram na "linha de frente" neste ano de Covid, os organizadores de movimentos de luta pela justiça racial se tornaram os escolhidos na categoria de "Guardiões do Ano". O atleta do ano foi Lebron James; empresário do ano, Eric Yuan (criador do Zoom) e o entretenimento do ano foi a banda coreana de K-Pop BTS.

O ídolo do basquete mundial, LeBron James, do Los Angeles Lakers, teve destaque tanto dentro das quadras, campeão da NBA 2020, quanto fora das quadras, por liderar protestos antirracistas e campanhas de incentivo ao voto nos Estados Unidos. Nas redes sociais, o atleta fez questão de expressar a felicidade com a conquista: "Honrado. Garoto do Akron", escreveu James.

Por mais que as aparições dentro das quadras coloquem LeBron como um dos maiores da história da modalidade, o texto da revista destaca um desses momentos de liderança ativista dele. Exemplo claro disso foi um fato de junho, quando ele comandou uma videoconferência com mais de 20 atletas, artistas, profissionais e políticos para discutir o que eles poderiam fazer pelos que manifestavam nas ruas dos EUA por vidas negras. A revista destaca o corrido da seguinte forma: "O momento exigia um movimento, e LeBron James, o maior jogador de basquete de sua geração - sem dúvida de qualquer geração - e um dos homens negros mais proeminentes do mundo, lideraria o caminho."

Aos 35 anos, LeBron foi quatro vezes campeão da NBA (duas com o Miami Heat, uma com o Cleveland Cavaliers e uma com o Los Angeles Lakers) e quatro vezes escolhido como MVP. Para a temporada que está por vir, James renovou com o Lakers por mais dois anos. O acordo foi fechado por 85 milhões de dólares (R$ 445,6 milhões na cotação atual).

Já o empresário do ano é o homem responsável pela plataforma de vídeo capaz de aproximar pessoas distantes fisicamente umas das outras. Não à toa. Durante a pandemia do novo coronavírus, o Zoom se tornou uma ferramenta imprescindível nos negócios, nas relações familiares e nas instituições de ensino. "Nós não pensamos nos consumidores nem nos estudantes quando começamos o planejamento de 2020", diz o fundador do Zoom, Eric Yuan, em entrevista à Time.

Apesar de competir com ferramentas semelhantes do Google, da Apple e da Microsoft, o Zoom se destacou ao saltar de 10 milhões de usuários por dia para 300 milhões em abril. Com isso, Yuan foi catapultado ao ranking de bilionários da Forbes.

Com informações dos sites UOL, El País, Time e CNN Brasil.

Acesse o site da revista Time com os melhores do ano de 2020.

Comentários