Ranking do MEC: curso de Medicina da PUCRS é o segundo melhor do país

Conforme o Ministério da Educação (MEC), o curso de graduação de Medicina da PUCRS é o segundo melhor do Brasil. As informações são da avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira, dia 9 de dezembro. Com dados referentes ao ano de 2019, a Escola de Medicina alcançou 4,11 pontos em uma escala que vai de 1 a 5. Ao todo, foram analisadas 232 graduações nesta área em todo o país.


Imagem site PUCRS


“O curso de Medicina da PUCRS já é um curso tradicional no Rio Grande do Sul, mas ganha, cada vez mais, reconhecimento nacional com essa avaliação. A qualificação do corpo docente, as possibilidades de interação com médicos residentes e alunos do pós-graduação e a qualidade dos campos de prática certamente contribuíram para o resultado”, enfatiza o decano da Escola de Medicina da Universidade, Leonardo Araújo Pinto.


COMO É REALIZADA A AVALIAÇÃO

O CPC leva em consideração diferentes aspectos dos cursos de graduação, como o desempenho dos estudantes nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a percepção dos próprios estudantes em relação ao curso e à formação dos professores.

A cada três anos, um conjunto diferente de cursos é avaliado no Enade. São os mesmos que têm o CPC divulgado pelo Inep. De acordo com o Instituto, além de subsidiar a definição de políticas públicas, os resultados do CPC são utilizados como critério seletivo ou de distinção em processos de supervisão e regulação da educação superior; na construção de matriz de distribuição orçamentária para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; e em programas e políticas públicas do governo federal.

Com informações do site da PUCRS.

Comentários