Gramado é o único município do RS na lista de destinos que serão tendência em 2021 do Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo divulgou esta semana uma lista que reflete a pesquisa dos usuários na internet, apontando os principais destinos desejados para este ano. Na esperança de uma grande retomada, dentro de um protocolo de segurança sanitária responsável, os viajantes já começam a fazer planos para se deslocar pelo Brasil nos próximos meses - ainda mais com a chegada das vacinas.


Foto divulgação Secretaria de Turismo/Gramado RS


O levantamento foi realizado a partir dos principais sites de pesquisa do setor turístico, combinando com publicações e campanhas de destinos que se alinham à demanda do novo turista. 


Confira os 21 destinos projetados pelos brasileiros 

Nesse cenário, as cidades de Brasília, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Maceió aparecem no topo da base de dados analisada.

Na região Centro-Oeste aparecem, ainda, os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante onde está localizado o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 

Já no sudeste, juntamente com o Nordeste, lidera a listagem com sete destinos – Angra dos Reis (RJ), Belo Horizonte, Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro, São Paulo, São Sebastião (SP) e Ubatuba (SP). No Nordeste: Fortaleza, Ipojuca (PE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal, Porto Seguro (BA) e Salvador.

O Ministro Gelson Machado Neto disse que  “o levantamento reforça que o Brasil está no caminho certo para que a retomada aconteça. O turismo doméstico tem um enorme potencial que merece ser conhecido pelos brasileiros. É com esse foco que o Ministério está trabalhando, para oferecer melhor infraestrutura, serviços cada vez mais qualificados e seguindo os protocolos de biossegurança”.

Já na região Sul, a consulta aponta com quatro cidades: Curitiba e Foz do Iguaçu (PR) Florianópolis (SC), e Gramado (RS). Os destinos, de acordo com o Ministério do Turismo, seguem a tendência de comportamento identificada em viajantes pós-covid de optar por destinos de natureza ou com foco no turismo rural.


Gramado

Único município gaúcho na lista, a cidade de Gramado já é, em tempos normais, o segundo destino turístico do Brasil, ficando apenas atrás do Rio de Janeiro. A cidade recebe, em média, mais de seis milhões de turistas por ano, principalmente nas temporadas de inverno e nos festejos do Natal Luz. Durante a pandemia, teve queda brusca de suas visitações e ocupações como qualquer outra cidade turística. Neste momento, com todos os protocolos de segurança sanitária respeitados, a cidade está retomando as operações de hotelaria, gastronomia, parques e pontos turísticos.

Com informações do Mercado e Eventos e Redação #AtitudePositiva




Comentários