Lote com mais 116 mil doses da vacina contra a Covid-19 chega ao RS

O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã deste domingo (24), um novo lote de vacinas contra o coronavírus. Vindo do Rio de Janeiro, o voo G32302 aterrissou às 9h24min no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, 11 minutos antes do que estava previsto inicialmente. O carregamento importado da Índia é composto por 116 mil doses do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca, que tem parceria no Brasil com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Divulgação SES


Equipe da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Polícia Federal receberam a aeronave. As doses foram carregadas em um caminhão e seguiram, por volta das 10h, para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES, em Porto Alegre, onde serão registradas. Elas serão distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) nesta segunda-feira (25), por avião e por terra. As regionais vão dividir entre os municípios, que podem começar a vacinação imediatamente. 

A recomendação da SES é para o uso dessas doses na imunização de trabalhadores da saúde, priorizando os que atuam na linha de frente com pacientes infectados pelo coronavírus. Ana Costa, diretora de Ações em Saúde do Estado, explica que as primeiras doses da CoronaVac, distribuídas pelo Rio Grande do Sul na última semana, contemplam 100% de idosos em asilos e indígenas em aldeias, enquanto atendiam apenas 34% dos trabalhadores da saúde. Essas 116 mil doses recebidas podem imunizar mais 27% das pessoas nesse grupo prioritário, alcançando 61% dos profissionais da saúde (254,5 mil pessoas).

- A gente recebeu as doses, na primeira fase, para 34% dos profissionais de saúde. Tivemos que fazer escolhas difíceis, inclusive, de prioridade. E, agora, essas novas doses servem para dar continuidade à imunização desse grupo - destaca Ana. 

É possível que nem todos os 497 municípios do Estado recebam doses desta remessa, que será direcionada de acordo com número estimado de profissionais de saúde de cada localidade. O número por cidade deve ser fechado nesta segunda-feira (25). 

De acordo com SES, as vacinas serão aplicadas em 116 mil pessoas e a segunda dose da vacina será oferecida em 12 semanas, quando há previsão de um novo repasse desse imunizante por parte do Ministério da Saúde. 

Aprovadas para uso emergencial no último domingo (17), as vacinas de Oxford chegaram ao Brasil no fim da tarde de sexta-feira (22), em uma remessa de 2 milhões de doses. Logo após o desembarque, em São Paulo, as doses foram encaminhadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde passaram por uma análise de segurança e processo de etiquetagem. Pouco depois das 14h de sábado (23), caminhões carregados deixaram a Fiocruz rumo à distribuição.

A secretária Arita Bergmann tem a expectativa de que cheguem ao Estado, nesta semana, mais 300 mil doses da CoronaVac. A vinda desse novo lote ainda não está confirmada. 

Com informações de GZH e SES




Comentários