Marceneira cria app que conecta mulheres a trabalhadoras que oferecem mão de obra segura

Sabe aquela ideia de que juntas as mulheres são mais fortes? Fernanda simplesmente materializou isso. Ela criou o projeto Severinas, uma empresa que conecta mulheres que precisam de serviços de mão de obra com mulheres que prestam esse serviço.


Divulgação/Severinas


Fernanda Voltan trabalhou com marcenaria dos 14 aos 16 anos, fez curso na área e sempre teve afinidade com esse ramo. “Eu fiz a cama que eu dormia“, conta.

Com esse conhecimento, ela percebeu que as mulheres não tinham muito espaço no mercado de trabalho para atuar fazendo o trabalho mais pesado, seja de marcenaria, de construção, de pintura…

“Participei de uma reunião com mulheres empreendedoras, duas que faziam serviço de mão de obra, como eu fiz marcenaria, e pensei: ‘meu por que que não tem mais?’ A gente precisa escalar isso. E tomei a decisão de tirar aquela ideia do papel”, relatou.

Severinas conecta clientes com trabalhadoras

Ela se juntou a alguns amigos e criou o modelo de negócio. Funciona assim: a pessoa solicita o serviço através de um aplicativo, vê as especificações da trabalhadora mais próxima e ela aceita o serviço. É tipo um Uber para serviços de manutenção com mão de obra 100% feminina, entendeu?

Hoje são sete Severinas. Uma delas é a Jéssica Magno, uma jovem de 24 anos com cursos sobre hidráulica, construtora de aplicações, graduação tecnológica, construção de edifícios e controle de obras.

“Realmente é um mercado predominantemente masculino, mas eu vi bastante mulher entrando nessa área e daqui pra frente a tendência é lutar por essa igualdade. Não tem motivos para uma mulher não estar onde ela queira estar e essa ferramenta é muito importante porque facilita o acesso para as mulheres“, disse Jéssica.

Severinas facilita acesso ao mercado de trabalho e melhoria da renda

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), apenas 49% das mulheres estão no mercado de trabalho no Brasil, enquanto que 75% dos homens ocupam cargos no mercado formal. Ainda segundo o IBGE, 2,3 milhões de domésticas trabalham na informalidade no país.

“O Severinas tem como objetivo fazer com que as mulheres passem a lucrar com isso e assim ganhar mais autonomia e independência. Sabemos que nosso impacto está bem pautado em mulheres periféricas que podem mudar suas realidades ganhando mais dinheiro“, disse Fernanda Voltan.

De acordo com ela, no mercado informal as mulheres costumam receber pagamentos de R$ 150,00 por cada 4 horas de trabalho fazendo serviços domésticos e de limpeza. Com o trabalho pela plataforma, elas chegam a receber até R$ 220,00 em uma hora e meia. “Muitas mulheres não tinham pensado que poderiam aumentar a renda dessa forma“, comentou Fernanda.

E tem mais… no projeto as mulheres são encaminhadas para cursos de capacitação que qualificam ainda mais a sua mão de obra e isso se traduz em mais valorização e rendimentos.

Autonomia financeira leva mais segurança para as mulheres

Um dos objetivos do Severinas é também levar mais segurança para as mulheres, que não se sentem tranquilas contratando homens para fazer serviços nas suas casas. Mais de 4,5 milhões de brasileiras moram sozinhas.

“Identificamos em nossas pesquisas que as mulheres gostariam de ter serviços de manutenção prestados por outras mulheres, principalmente àquelas que moram sozinhas”, disse Fernanda. De acordo com levantamento da empresa, 70% das mulheres se sentem mais seguras com outras mulheres.

E essa sensação também se aplica às trabalhadoras. “Com mulheres trabalhando para mulheres, a gente se sente mais à vontade, com mais segurança“, disse Jéssica.

Outra coisa interessante que Fernanda tem percebido é que esse trabalho pode tirar as mulheres da violência doméstica. “Nosso sonho é ser um aplicativo que gere renda e mude a vida de milhares de mulheres, principalmente aquelas que precisam sair de situações de risco e um aumento de renda tornaria isso possível”, disse Fernanda.

Ah, maravilhosa!

Para se tornar uma trabalhadora do Severinas, basta se inscrever pelo site. E as interessadas em solicitar o serviço precisam baixar o aplicativo na Play Store ou na App Store.

Com informações do site Razões para Acreditar


Comentários