Porto Alegre ganha novo centro de atendimento para migrantes

Para ampliar as ações de acolhida, proteção e integração de pessoas migrantes e refugiadas na região no sul do país, o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR Brasil inaugurou seu novo centro de atendimento em Porto Alegre (RS). Agora, com as portas abertas na capital gaúcha, o SJMR Porto Alegre contará com uma assistência humanitária especializada, com a prestação de diversos serviços e atendimentos gratuitos a migrantes voluntários, forçados, solicitantes de refúgio e refugiados.


Foto do site Jesuítas Brasil


Para o diretor nacional do SJMR Brasil, Pe. Agnaldo Júnior, “além de ampliar o atendimento direto a migrantes e refugiados em Porto Alegre e região metropolitana, continuaremos desenvolvendo os projetos que já há muitos anos estamos conduzindo nessa região. Também seguiremos nosso trabalho em parceria com outras organizações, assim como a atuação firme nas instâncias de incidência sobre a temática da migração e do refúgio”, enfatizou.

O novo centro de atendimento do SJMR Porto Alegre conta com a parceria do ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados e do Fupad – Fundación Panamericana para el Desarrollo e está localizado na Rua General Caldwell, n.651, no bairro Menino Deus. Com a abertura deste novo espaço será possível aumentar a capacidade de atendimento a pessoas migrantes em diferentes áreas de intervenção: Acolhimento e Proteção, Atenção Psicossocial, Assessoria Jurídica, Incidência Política e Integração Socioeconômica e Comunitária.

Outra novidade serão os atendimentos presencias aos migrantes, por meio de agendamento prévio. “Nosso atendimento será realizado de portas abertas para acolher os migrantes e refugiados do nosso estado que precisem de apoio, proteção e integração local. Com esse novo formato e com uma equipe especializada, ampliamos nossos atendimentos e assistência humanitária no Rio Grande do Sul”, destaca Lucas do Nascimento, coordenador do SJMR em Porto Alegre.

Apesar da pandemia, Lucas pontua que os atendimentos serão presenciais, por meio de agendamento prévio e obedecendo a todas as orientações de segurança aconselhadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o distanciamento de um metro e meio, uso de máscaras e de álcool em gel.


O SJMR no Brasil

O Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) é uma instituição internacional da Companhia de Jesus especializada em migração, deslocamento forçado e refúgio, presente em 56 países.

Com a prestação de serviços gratuitos, milhares de pessoas já foram beneficiadas por nossas intervenções emergenciais, nas áreas de proteção social, documental e jurídica, inserção laboral, cursos de língua portuguesa e de qualificação profissional, além de apoio psicossocial e pastoral.

No Brasil, o SJMR possui o escritório nacional localizado em Brasília (DF) e quatro Centros de Atendimento: Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e, agora também, Porto Alegre (RS).

Para acessar os serviços gratuitos oferecidos pelo SJMR Porto Alegre, marque seu horário de atendimento.

Telefone: (51) 3254 0140

WhatsApp: (51) 9 9995-5573

E-mail: atendimentopoa@sjmrbrasil.org

Horário de funcionamento

De segunda a quinta-feira, das 9h às 17h.

Endereço:

Rua General Caldwell, no 651, bairro Menino Deus

CEP 90130-051 | Porto Alegre (RS)



Com informações do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados 

Comentários