Porto Alegre registra mais de 10 mil doses e reforça fiscalização da máscara

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou a aplicação de 10.299 doses de vacina Coronavac contra a Covid-19 até as 18h40 desta quinta-feira, 21. Do total, 5.223 doses foram recebidas por profissionais de saúde e 5.075 por idosos, acamados e pessoas com deficiência institucionalizados. Os dados podem ser conferidos no vacinômetro, ferramenta disponibilizada pela prefeitura para garantir a transparência no enfrentamento da pandemia e acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. O painel de monitoramento pode ser acessado por este endereço eletrônico.


Maria Ana Krack/PMPA


As 10.299 doses correspondem a 10,18% da meta do público-alvo da primeira fase da campanha. As informações são atualizadas constantemente, a partir da inserção de dados das instituições de saúde.

Nesta quinta, equipes de profissionais da SMS percorreram 90 instituições de longa permanência de idosos e visitaram pessoas acamadas, em suas residências, para fazer a imunização. O deslocamento das equipes teve apoio do Comando Militar do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Campanha pela máscara 

A equipe de fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre irá intensificar a fiscalização nas ruas, parques e praças para que os protocolos sanitários sejam cumpridos, em especial o uso de máscara. A maior rigidez é um alerta para que a população não relaxe nas medidas de prevenção à Covid-19.

Quem não estiver utilizando a proteção individual, conforme estabelece o decreto 20.891/2021, poderá ser autuado, sofrendo penalidades como advertência ou até mesmo multa. Em ambos os casos, o infrator receberá um termo de infração pelos fiscais e agentes dos órgãos municipais.

Viaturas da Guarda Municipal também vão voltar a circular nos próximos dias pelas ruas com alto-falantes alertando a população para a importância do uso de máscaras, distanciamento social e higienização como forma de evitar o contágio pelo novo coronavírus.

O secretário extraordinário de enfrentamento à Covid-19, Renato Ramalho, alerta que a flexibilização do comércio e a chegada da vacina não significam que a pandemia acabou. “Vamos reforçar no dia a dia a fiscalização sobre o cumprimento dos protocolos para não termos que voltar a restringir atividades”, adverte Ramalho.


Com informações da Prefeitura de Porto Alegre
 

Comentários