Responsável pela pesquisa da CoronaVac em Porto Alegre é homenageado

O médico Fabiano Ramos, infectologista responsável pela condução do estudo clínico da vacina contra a covid-19 CoronaVac no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), foi homenageado pela instituição e por toda a Rede Marista na manhã desta quinta-feira (21).

Fabiano participou do nosso 13º Fórum #AtitudePositiva sobre vacinas, clique aqui para assistir.

Junto de outros 15 centros do Brasil, o hospital aplicou doses de imunizante e placebo em mais de 1,3 mil voluntários ao longo de cinco meses. A CoronaVac foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, e aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Trata-se da única vacina em uso no país no momento. 


Bruno Todeschini,PUCRS / Divulgação

A homenagem especial foi feita pela Retoria da PUCRS, a Diretoria do Hospital São Lucas (HSL), a Superintendência dos Colégios e Unidades Sociais e a Presidência da Rede Marista. À frente do serviço de Infectologia do HSL, Fabiano coordenou na instituição a pesquisa clínica da vacina Coonavac, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Ao longo de cinco meses, 1.335 voluntários participaram dos testes do imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para uso emergencial.

O reitor Evilázio Teixeira saudou o médico que, além de hoje ser um profissional essencial no trabalho da instituição, é Alumni PUCRS e foi o primeiro residente em Infectologia do HSL. “Além da excelência e profissionalismo na condução do estudo, o reconhecimento para o Fabiano é também pela disponibilidade e clareza com as quais há meses vem compartilhando conhecimento com as pessoas, com a imprensa de todo o País, com a sociedade. Obrigado pelo trabalho cuidadoso, interdisciplinar, dedicado, que sem dúvidas é fonte de inspiração para todos os profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19 em nosso hospital e que nos orgulha por gerar impactos urgentemente necessários neste momento histórico que estamos vivenciando”, destacou.

Leandro Firme, diretor-geral do HSL, agradeceu a coragem e a determinação do chefe do serviço de infectologia do hospital. “Ao Dr. Fabiano e toda equipe que conduziu a pesquisa clínica dentro do HSL, nossa gratidão imensa também pela disposição em ajudar as pessoas. Estamos felizes em poder contemplar um estudo de tamanha relevância em nossa instituição e enalteço a figura do Dr. Fabiano, a sua liderança exímia, incansável, dia e noite, em dias da semana e fim de semana, para que, neste momento, a gente pudesse ter uma vacina com resultados eficazes para todos nós”, ressaltou.

Junto a outros 15 centros do País, a participação do HSL foi fundamental para a aprovação e início da vacinação em todo o território nacional. A vacina, totalmente segura, comprovou ser eficiente em 100% dos casos graves que podem levar à internação ou morte.

Apoio incondicional para a presença cuidadosa e responsável

Fabiano, ao receber a homenagem, elogiou e agradeceu a dedicação e esforço de toda a equipe. “Estou muito feliz em ser reconhecido pela instituição em que me formei, que hoje trabalho e que me deu todas as condições para desenvolver esse estudo com toda a nossa equipe responsável pelo desenvolvimento da vacina. Essa vacina que está sendo distribuída para todo o Brasil. Temos orgulho de participar desse desenvolvimento, sabemos das dificuldades, mas é um reconhecimento do esforço não só meu e sim de toda a nossa equipe e da instituição”, afirmou.

O vice-reitor da Universidade, Manuir Mentges, também participou do ato de homenagem pelo trabalho de liderança e condução dos testes clínicos. Por meio de uma carta, o presidente da Rede Marista, Inacio Etges, agradeceu em nome de toda a instituição. “Sua determinação em liderar os estudos da Coronavac em nosso Hospital demonstra que sempre precisamos agir com audácia e olhar inovador frente aos desafios que o mundo nos apresenta. A presença significativa, o amor ao trabalho e o espírito de família são mais alguns valores que visualizamos nitidamente na sua atuação junto às equipes de saúde e pesquisa do HSL”, escreveu.

O Superintendente dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Rogério Anele, manifestou sua gratidão e reconhecimento em nome dos mais de três mil educadores e 22 mil estudantes e educandos. Destacou o apoio incondicional de Fabiano para a implementação de protocolos e cuidados que impactaram diretamente os territórios em que a Rede está presente, em 24 cidades no Rio Grande do Sul, no Distrito Federal e nos seguintes estados da Região Amazônica: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Roraima.

A serviço da vida

Fabiano foi o primeiro residente em infectologia do HSL, em 2004 e, além do combate à Covid-19, atuou anteriormente frente à epidemia de dengue. Em entrevista à Revista da PUCRS, ele contou que se interessou por essa área da Medicina quando ainda estava na faculdade e participou do projeto Aderência Total, que prezava pela interdisciplinaridade e era realizado com pacientes portadores de HIV. O trabalho fascinou o então estudante que hoje inspira profissionais com sua liderança e resiliência e acredita que a infectologia deve integrar diferentes áreas médicas. Leia mais sobre Fabiano nas páginas 40 e 41 desta edição da Revista da PUC.


Com informações da PUCRS e GZH

Comentários