Academias do Sesc/RS oferecem atendimento para pessoas recuperadas da Covid-19

“A atividade física foi um divisor de águas na minha vida. Hoje me sinto mais disposto, com mais energia para encarar a rotina diária. A qualidade do meu sono melhorou significativamente e hoje vejo como são importantes os exercícios na nossa vida!”. O depoimento é de Jonas Carvalho, 46 anos, recentemente recuperado da Covid-19. Ele segue trabalhando no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, na ala exclusiva de pacientes que lutam contra a doença, e treina na Academia Sesc Viamão. 

Foto IStock/SESC RS

Jonas é um dos gaúchos que está contando com o apoio das academias Sesc/RS para recuperar e fortalecer a musculatura, restabelecer o condicionamento cardiorrespiratório e as suas capacidades coordenativas. “Eu vi a necessidade de iniciar uma atividade física após ser diagnosticado, pois fiquei muito debilitado no período da doença. Apesar de ter tido uma forma branda do vírus, com sintomas como: dores articulares, tosse seca e diarreia, já no primeiro dia após ser liberado para o trabalho, me inscrevi na academia iniciando Pilates. Nos primeiros dias, senti músculos que eu achava que nem tinha e, aos poucos, fui me sentindo tão bem que não via a hora de fazer de novo aquela atividade. Passados 30 dias, me matriculei na Musculação, intercalando com o Pilates”, conta o técnico de Enfermagem.

Nas academias do Sesc/RS de todo o RS estão sendo oferecidos treinamentos específicos e orientados, seguindo as recomendações de higienização, uso de máscara e distanciamento. Os atendimentos acontecem de forma coletiva, mas com treinos específicos, sendo que em algumas academias há ainda a opção de personal trainer, para o qual se pode consultar valores especiais. O profissional de Educação Física Lucas Corrêa Camargo, do Sesc Viamão, reforça: “a prática regular de atividade física auxilia no restabelecimento da saúde e também no controle e prevenção de diversas doenças, sendo fundamental a retomada de exercícios orientados após a liberação médica”.

A prática de atividade física de forma rotineira também é essencial para prevenir comorbidades associadas ao agravamento de quadros da Covid-19, como obesidade, diabetes e pressão alta, sendo portanto essencial para quem está preocupado em prevenir a doença e levar uma vida saudável. “Cada vez mais eu vejo pessoas na rua fazendo caminhadas ou algum tipo de atividade. Acho super importante a promoção da saúde. Meus colegas de trabalho e eu criamos um grupo de whatsapp chamado “Time de Peso” e trocamos mensagens sobre alimentação saudável e atividades físicas. Percebo o entusiasmo das pessoas. Vamos lá! Bora em busca da saúde!”, complementa Jonas.

Para mais informações sobre os atendimentos, o público em geral pode procurar a unidade Sesc mais próxima. O Sesc/RS conta com 47 academias em 43 municípios gaúchos e os endereços estão disponíveis nesse site.

Com informações do SESC RS

Comentários